ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Ação contra crimes em região de fronteira prendeu 322

Redação | 19/05/2010 17:45

Dois meses após ter sido deflagrada, no início de março, a Operação Sentinela, da Polícia Federal (PF), prendeu 322 pessoas que tentavam atravessar a fronteira brasileira portando substâncias ilícitas, equipamentos contrabandeados ou veículos furtados ou roubados.

Até o último dia 9, cerca de 26 mil veículos e 636 embarcações já haviam sido vistoriados e 81 mandados de busca e apreensão e 18 de prisão tinham sido cumpridos. Também foram apreendidas 9,639 toneladas de maconha, 180 quilos de cocaína, 360 quilos de pasta-base de cocaína e 72 quilos de crack, além de lança-perfume, haxixe, armas, agrotóxicos, equipamentos eletrônicos, cigarros contrabandeados e quantias de dinheiro ilegal.

Os números fazem parte de um balanço parcial da operação que a PF divulgou hoje (19). Deflagrada com o objetivo de reprimir os crimes transnacionais, como o tráfico internacional de armas de fogo, munições e explosivos, contrabando, exportação ilegal de veículos e imigração ilegal de estrangeiros, a Operação Sentinela deve durar até dezembro deste ano.

Contando com a participação das Forças Armadas, da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal, da Receita Federal e das secretarias estaduais de Segurança, a operação atinge todos os estados da linha de fronteira do Brasil: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com os dados divulgados hoje, o maior volume de apreensões e de prisões ocorreu no Paraná. Sozinho, o estado responde por 69,9% de toda a cocaína e por 95% da maconha apreendidas. E das 322 prisões em flagrante, 220 ocorreram no estado. O Paraná também lidera a relação de inquéritos policiais instaurados, com 169, seguido pelo Amazonas, com 12. No entanto, a unidade da federação a realizar o maior número de vistorias a veículos e pessoas foi Mato Grosso do Sul: 12.051 e 28.658, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias