ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Ação da PF investiga envio de armas de MS para presídio de São Paulo

Elverson Cardozo | 29/05/2012 14:10

Investigação concentrou-se na fronteira com o Paraguai, braço da organização criminosa, que contrabandeava drogas e armas para distribuição em São Paulo e outros Estados

Armas, segundo a Polícia Federal, eram adquiridas no Paraguai. (Foto: Divulgação)
Armas, segundo a Polícia Federal, eram adquiridas no Paraguai. (Foto: Divulgação)
Apreensões ocorridas nas cidades de Campinas e Itapecerica da Serra. (Foto: Divulgação)
Apreensões ocorridas nas cidades de Campinas e Itapecerica da Serra. (Foto: Divulgação)

Operação da PF (Polícia Federal), deflagrada nesta terça-feira (29), contra organização criminosa que atua em presídios paulistas, cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, nas cidades de Dourados e Ponta Porã.

A investigação concentrou-se na fronteira com o Paraguai, braço da organização criminosa, que contrabandeava drogas e armas para distribuição em São Paulo e outros Estados.

Segundo a PF, há evidências de que o grupo recebia ordens diretas da cúpula. O inquérito aponta ainda que o bando contava com ação de vários intermediários e uma rede de colaboradores.

Além das armas, o grupo transportava drogas em caminhões e veículos menores. Só hoje pela manhã foram apreendidos 22 quilos de maconha, 8 quilos de cocaína, uma pistola 9 mm, munição de calibre restrito e produtos químicos utilizados para o refino de cocaína nos municípios de Dourados e Ponta Porã

Os envolvidos, segundo a Polícia Federal, vão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas de até 25 anos de prisão.

Apreensão ocorrida em Alta Floresta. (Foto: Divulgação)
Apreensão ocorrida em Alta Floresta. (Foto: Divulgação)

A operação, denominada “Leviatã”, cumpriu na manhã desta terça-feira 16 mandados de prisão. Um foragido da justiça estadual foi recapturado; nove estão foragidos.

No total, a 4ª vara criminal da Justiça Federal de São Paulo expediu 25 mandados de prisão temporária e 7 mandados de busca e apreensão na Capital Paulista, e no interior de Mato Grosso do Sul.

A pedido da Polícia Federal, a justiça realizou ainda o bloqueio de 128 contas bancárias por terem sido identificadas como de uso da facção criminosa e o sequestro de 1 imóvel.

Início - As investigações da operação começaram em outubro de 2010. Foram realizadas 29 ações policiais que resultaram na prisão, em flagrante, de 48 pessoas e na apreensão de 270 quilos de cocaína, cerca de 2 toneladas de maconha, além de R$ 130 mil 30 veículos, 29 fuzis, 13 pistolas, 3 granadas, 1 rifle e 3.001 mil projéteis para armas de calibre restrito.

Nos siga no Google Notícias