ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Adotado rito sumário em ação contra Constituição de MS

Redação | 23/11/2010 15:38

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal)k, decidiu adotar o rito sumário na ação em que a Anamages (Associação Nacional dos Magistrados Estaduais) questiona a Constituição de Mato Grosso do Sul, no trecho que estabele expediente de 8h às 18h para o Judiciário e veta qualquer tipo de alteração.

A Anamagis solicitou ao STF que fosse concedida liminar derrubando a validade desse artigo da Constituição, mas o ministro, diante da complexidade do assunto, decidiu adotar o procedimento no qual a decisão vai direto para análise definitiva do plenário da Corte.

A ação, protocolada no dia 5 de novembro, é mais um capítulo da polêmica envolvendo o horário de funcionamento da Justiça em Mato Grosso do Sul, alterado em setembro para o período da tarde, sob a justificativa de economia.

O item da Constituição questionado pela Associação é justamente um dos os argumentos principais em ação movida no Supremo pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra a resolução do TJ (Tribunal de Justiça) concentrando o expediente no período vespertino.

A OAB sutenta que o TJ não poderia fer feito a mudança por meio de uma resolução, já que existe uma previsão legal em relação ao horário da Justiça Estadual.

Esta ação também também vai seguir o rito sumário. Já foi dado parecer da Advocacia Geral da União, considerando que a resolução do TJ tem pelo menos uma inconstitucionalidade, ao reduzir o expediente de parte do funcionalismo de 8h para 7h.

Nos siga no Google Notícias