A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

23/11/2009 15:54

Agência quer tarifa que compense conservação de água

Redação

O presidente nacional da ANA (Agência Nacional de Águas), José Machado, defendeu a compensação dos 60 produtores rurais pela preservação do Córrego Guariroba, principal responsável pelo abastecimento de água de Campo Grande. A medida será implantada por meio do programa Produtor de Águas, já desenvolvido no município de Extrema (MG).

Com a medida, segundo Machado, os moradores da área urbana compensariam os produtores pela preservação do sistema e pela garantia do abastecimento. Isto representaria aumento no valor da tarifa paga pelos consumidores da Capital, já que a Águas Guariroba repassaria os custos do sistema.

"Poderá ocorrer algum aumento de tarifa", admitiu Machado, ao participar do 2º Ciclo de Debates sobre Gestão Integrada de Recurso Hídricos no Brasil, promovido pelo Senado Federal na Assembléia Legislativa como parte da programação do 18º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.

"Para garantir a qualidade de água, vale a pena pagar por isso", ressaltou o presidente da ANA, que defendeu a indenização dos produtores rurais pela preservação da área do Córrego Guariroba.

O debate contou com a participação da senadora Marisa Serrano (PSDB), que é presidente da sub-relatoria das Águas da Comissão de Meio Ambiente do Senado. Ela também defendeu a compensação dos produtores rurais pela preservação.

O programa Produtor das Águas está sendo discutido pelo MPE (Ministério Público Estadual). A Promotoria de Meio Ambiente já promoveu reunião com os produtores rurais, a concessionária do serviço público e representantes da prefeitura para discutir o assunto.

Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions