ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Alvo da PF no dia de casar, chefe do contrabando vai para Presídio Federal

Ângelo Ballerini é apontado como um dos líderes de organização criminosa que corrompia policiais para o contrabando de cigarro

Aline dos Santos | 26/12/2018 10:23
Travesseiros personalizados com os nomes dos noivos para a lua de mel (Foto: Direto das Ruas)
Travesseiros personalizados com os nomes dos noivos para a lua de mel (Foto: Direto das Ruas)

Alvo da operação Nepsis em 22 de setembro, dia em que se casaria num resort á beira-mar, Ângelo Guimarães Ballerini, inserido no “núcleo dos patrões” do contrabando de cigarro, está preso no sistema penitenciário federal. A PF (Polícia Federal), que realizou a operação, apontou risco de resgate do presídio estadual Ricardo Brandão, em Ponta Porã, e a rápida rearticulação da quadrilha.

A transferência para o presídio federal de Campo Grande, autorizada pela Justiça Federal, foi em primeiro de novembro. Agora, o próximo destino será a penitenciária federal de Mossoró (Rio Grande do Norte).

Conforme a defesa, a transferência não aconteceu por problema de documentos. Outros dois presos já estão no Rio Grande do Norte: José Carlos Guimarães Ballerini e Valdenir Pereira dos Santos

Contrária à decisão, a defesa entrou com pedido de habeas corpus no TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

“A nova maneira legal de forçar a delação é castigar o preso. E qual a maneira legal de castigar o preso? É levar para a penitenciária federal. Mas eles não têm o perfil de preso federal. Não pode haver coação para fazer delação. Isso é muito triste”, afirma o advogado José Augusto Marcondes de Moura Júnior.

No TRF 3, a liminar foi negada em 27 de novembro pelo desembargador federal José Lunardelli. De acordo com a decisão, o interesse da segurança pública justifica a transferência para estabelecimento penal de segurança máxima.

“Na medida em que, menos de duas semanas após a prisão dos pacientes, a organização criminosa por eles liderada teria restabelecido suas atividades de contrabando, o que culminou, inclusive, com duas apreensões”.

Um segundo processo, que também tramita no TRF 3, pede liberdade para os três presos. No STJ, o pedido de habeas corpus foi negado no último dia 19.

Foto área mostra o hotel resort onde seria o casamento nesta tarde (Foto: divulgação/PF)
Foto área mostra o hotel resort onde seria o casamento nesta tarde (Foto: divulgação/PF)

Chefes – A operação Nepsis aponta Ângelo e Valdenir como líderes da organização criminosa que corrompia policiais para o contrabando de cigarro de origem paraguaia. José Carlos, irmão de Ângelo, é classificado como importante gerente, responsável pela negociação de propinas aos policiais e pela coordenação de motoristas e olheiros em trecho de rodovias sob sua supervisão.

As investigações começaram em 2016, quando foi denunciado acerto de propina para que policiais deixassem de fiscalizar o escoamento de cigarros contrabandeados na rota do posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Guia Lopes da Laguna.

A quadrilha tinha as seguintes divisões: patrões, gerentes de logística, policiais garantidores-pagadores, policiais garantidores, gerentes auxiliares, batedores, motoristas e olheiros.

Ângelo Ballerini havia sido alvo em 2011 da operação Marco 334, mas se escondeu no Paraguai para evitar o cumprimento do mandado de prisão. No mês de setembro, veio ao Brasil para se casar, a festa seria em Maceió, mas não aconteceu porque a Polícia Federal enxergou no enlace a oportunidade “única” para a prisão.

No total, foram cumpridos 43 mandados de prisão. A estimativa é que em 2017 os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de, ao menos, 1,2 mil carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País. Também em novembro, a Justiça Federal aceitou denúncia contra 26 presos. Nome da operação, Nepsis reporta a um termo grego que significa vigilância interior. 

Operação Nepsis foi realizada em 22 de setembro pela Polícia Federal. (Foto: Divulgação/PF)
Operação Nepsis foi realizada em 22 de setembro pela Polícia Federal. (Foto: Divulgação/PF)
Nos siga no Google Notícias