ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Justiça Federal aceita denúncia contra 26 cigarreiros presos em operação

Entre os presos estão policiais rodoviários federais, policiais civis e policiais militares

Adriano Fernandes | 30/11/2018 19:41
Policiais conduzindo um dos presos na Operação Nepsis, no dia 22 de setembro deste ano (Foto: Adilson Domingos)
Policiais conduzindo um dos presos na Operação Nepsis, no dia 22 de setembro deste ano (Foto: Adilson Domingos)

A Justiça Federal em Ponta Porã – a 323 quilômetros da Capital -, aceitou nesta sexta-feira (30) a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra os 26 cigarreiros presos em setembro, quando a Polícia Federal desmantelou um organização criminosa especializada no contrabando de cigarros do Paraguai pela fronteira de Mato Grosso do Sul.

Entre os presos estão seis policiais rodoviários federais, policiais civis e policiais militares, que recebiam propina para facilitar a passagem das cargas de cigarro, segundo a PF. 

Os quatro chefões do esquema (Ângelo Guimarães Ballerini, o Alemão, Valdenir Pereira dos Santos, o “Perna”, Carlos Alexandre Gouveia e um irmão de Alemão, identificado apenas como Lupa) e outros 16 acusados continuam recolhidos no Estabelecimento Penal Ricardo Brandão, também em Ponta Porã.

Nem todos os nomes foram divulgados porque o caso está em segredo de justiça. Todos foram presos nos desdobramentos da Operação Nepsis, deflagrada pela Polícia Federal em 22 de setembro deste ano em cinco estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Alagoas e Rio de Janeiro.

À época da operação, a PF descobriu que a organização criminosa criou uma rede de escoamento de cigarros contrabandeados pela fronteira, com direito a logística sofisticada, com gerentes, batedores, olheiros e motoristas.

No total foram cumpridos 43 mandados de prisão e conforme a investigação estima-se que, em 2017, os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de, ao menos, 1,2 mil carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país.

Nos siga no Google Notícias