A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

14/01/2009 14:17

Ampliação do aeroporto da capital será de 1.200 hectares

Redação

Mil e duzentas hectares, este é o tamanho da área que deve ser desapropriada para a ampliação do Aeroporto Internacional de Campo Grande. O número foi fechado ontem, em Brasília, durante reunião do secretário de Meio Ambiente, Cidades, Planejamento e Ciências e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, e o diretor de operações da Infraero, João Márcio Jordão.

"No local funcionará um terminal de passageiros, um de cargas, além da Base Aérea de Campo Grande e de instalações do Exército Brasileiro", detalha Menezes.

Durante entrevista ao Campo Grande News, o secretario disse que estranhou as declarações da Infraero de que havia uma demora por parte do governo do Estado, em entregar a proposta da área a ser desapropriada. E que a agência mudou o tamanho da área por duas vezes.

"Inicialmente a proposta de ampliação era de 800 hectares. Depois disso, devido a fatores técnicos que contemplavam a Base Aérea, foi ampliado para 2000 hectares. O que estenderia o aeroporto para além do anel ferroviário", relembra. "Esta última proposta foi muito além do razoável, tanto do ponto de vista econômico para o governo do Estado, quanto do ponto de vista urbanístico para Campo Grande".

O secretário lembra que a ampliação do aeroporto é um dos projetos prioritários para Mato Grosso do Sul. "O aeroporto de cargas já foi definido pelo governador [André Puccinelli], como um modal estratégico para promover a integração do Mercosul", ressalta.

Custo da desapropriação ainda não foi calculado, mas já foi solicitada uma alteração no plano diretor do município para abrigar as futuras dimensões do aeroporto.

Para 2010, segundo o secretário, já está nos planos da Infraero a ampliação do terminal de passageiros, o que elevará a capacidade do aeroporto para um milhão de passageiros por ano.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions