ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

André assina decreto que repassa Uneis para Segurança

Redação | 04/02/2009 17:01

O governador André Puccinelli assinou na tarde de hoje o decreto que transfere a responsabilidade das Uneis (Unidades Educacionais de Internação) da Setas (Secretaria de Trabalho e Assistência SociaL) para a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). A decisão deve ser publicada no Diário Oficial do Estado de amanhã.

A assinatura atende solicitação dos agentes de medidas sócio-educativas, que desde novembro esperam a mudança efetiva para a Sejusp. Depois de publicado o decreto, haverá um período curto de transição e até a próxima semana, no dia 10, o processo deve estar concluído.

Em novembro, o projeto foi aprovado pela assembléia Legislativa, depois de ser debatido até em audiência pública.

Em agosto, um dos primeiros indicativos da transferência de controle foi a nomeação do coronel da Polícia Militar Hilton Villassanti, que estava da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), para a direção das Uneis.

Uma das justificativas na apresentação para o projeto seria endurecer as ações para coibir motins e fugas. Recentemente pais e agentes denunciaram abusos nas Uneis Dom Bosco, em Campo Grande e na de Três Lagoas.

Hoje os servidores das Uneis de Campo Grande iniciaram uma operação padrão dentro das unidades, e na pauta de reivindicações estava a assinatura do decreto.

"Quando a gente leva as nossas demandas para a Setas, eles falam que a transferência está para ser concretizada e nos manda para a Sejusp. Quando a gente chega lá eles dizem que também não podem fazer nada porque a transferência ainda não aconteceu. Enquanto isso, a gente não sabe para que lado correr", reclamou na manhã de hoje o presidente da Associação dos Servidores em Medidas Sócio-educativas, Valdinei Figueiredo.

Na semana passada, um agente que trabalhava na unidade de Três Lagoas foi assassinado com três tiros em um rua da cidade, o principal suspeito é um ex-interno de 15 anos de idade. O caso foi o a gota d'água para uma manifestação que ganha adesões em todo Estado. Quatro das nove unidades já paralisaram as atividades em Mato Grosso do Sul.

Nesta quarta-feira, a Unei Dom Bosco (Campo Grande) e de Três Lagoas anunciaram a paralisação. As unidades Novo Caminho, na Capital, e a unidade masculina de Dourados já haviam aderido ao movimento de greve. Ao todo, 200 dos 270 agentes estão paralisados.

Nos siga no Google Notícias