ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Animais silvestres fruto de tráfico são devolvidos a MS

Redação | 17/02/2009 16:59

Um avião com 45 animais silvestres pousou hoje por volta das 16h no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Araras, tucanos, papagaios e jabutis apreendidos durantes fiscalizações do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) no Espírito Santo foram devolvidos à Capital, para serem reintroduzidos na natureza.

Eles viajaram cerca de 2.800 km em caixas no compartimento de bagagens de um vôo comercial para chegar à cidade. Daqui, serão enviados para a Fazenda Cacimba de Pedra em Miranda, na região do Pantanal.

O biólogo do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Elson Borges, explica que os animais foram enviados para Mato Grosso do Sul porque haviam sido retirados do Estado.

Segundo o Ibama, os animais apreendidos durante fiscalizações são resultado de tráfico. Alguns deles eram criados de forma doméstica. Foram trazidos de volta oito Araras Canindé, 15 Papagaios Verdadeiros, dois Tucanos e 20 Jabutis.

Cuidados - Depois de apreendidos, os animais tiveram que passar por um processo de reabilitação. "Eles passaram por um treinamento", explica o biólogo Elson Borges.

O atendimento foi feito do Centro Sereia, que funciona em parceria com o Ibama. Lá, os animais receberam um treinamento de vôo e de reconhecimento de frutos, para que possam sobreviver sozinhos.

Segundo o biólogo, os animais ficarão por dois dias descansando, para se recuperar da viagem. Depois, as gaiolas serão abertas para que eles saiam para a natureza.

O Cras ainda deverá monitorar os animais por algum tempo. Segundo Borges, mesmo soltos eles continuarão a receber alimento, que será diminuído gradativamente até que consigam sobreviver sozinhos.

Nos siga no Google Notícias