A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

17/02/2009 16:59

Animais silvestres fruto de tráfico são devolvidos a MS

Redação

Um avião com 45 animais silvestres pousou hoje por volta das 16h no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Araras, tucanos, papagaios e jabutis apreendidos durantes fiscalizações do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) no Espírito Santo foram devolvidos à Capital, para serem reintroduzidos na natureza.

Eles viajaram cerca de 2.800 km em caixas no compartimento de bagagens de um vôo comercial para chegar à cidade. Daqui, serão enviados para a Fazenda Cacimba de Pedra em Miranda, na região do Pantanal.

O biólogo do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Elson Borges, explica que os animais foram enviados para Mato Grosso do Sul porque haviam sido retirados do Estado.

Segundo o Ibama, os animais apreendidos durante fiscalizações são resultado de tráfico. Alguns deles eram criados de forma doméstica. Foram trazidos de volta oito Araras Canindé, 15 Papagaios Verdadeiros, dois Tucanos e 20 Jabutis.

Cuidados - Depois de apreendidos, os animais tiveram que passar por um processo de reabilitação. "Eles passaram por um treinamento", explica o biólogo Elson Borges.

O atendimento foi feito do Centro Sereia, que funciona em parceria com o Ibama. Lá, os animais receberam um treinamento de vôo e de reconhecimento de frutos, para que possam sobreviver sozinhos.

Segundo o biólogo, os animais ficarão por dois dias descansando, para se recuperar da viagem. Depois, as gaiolas serão abertas para que eles saiam para a natureza.

O Cras ainda deverá monitorar os animais por algum tempo. Segundo Borges, mesmo soltos eles continuarão a receber alimento, que será diminuído gradativamente até que consigam sobreviver sozinhos.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions