ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Após 16 dias, juiz ordena reintegração de posse e índios prometem resistir

Bruno Chaves e Aline dos Santos | 03/10/2013 12:40
Grupo pede a saída de gestor estadual da Sesai (Foto: Cleber Gellio)
Grupo pede a saída de gestor estadual da Sesai (Foto: Cleber Gellio)

Os índios que ocupam a sede da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) em Campo Grande, há 16 dias, foram notificados pela Justiça Federal, nesta quinta-feira (3), para deixarem o prédio público imediatamente. A reintegração de posse foi emitida pelo juiz federal Renato Toniasso, da 1ª Vara Federal de Campo Grande.

Acompanhada por um oficial de Justiça, a Polícia Federal compareceu hoje ao local para informar sobre a decisão judicial que determina a reintegração imediata de posse do prédio, que fica na Rua Professor Alexandre Oliveira, 689, Bairro Royal Parque.

Segundo o cacique Branco, da Aldeia Babaçu Terena, oito etnias se uniram na ocupação da sede da Sesai. Ele não soube estimar a quantidade de pessoas no manifesto, mas disse que duas salas do prédio foram tomadas pelos indígenas, que pedem a exoneração do gestor da Sesai em Mato Grosso do Sul, Nelson Carmelo Olazar.

Apesar de a notificação da Justiça determinar saída imediata, o cacique garantiu que os índios não deixarão o local nas próximas horas. Às 14h de hoje, o grupo participará da sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde da Assembleia, que convocou Nelson Carmelo para discutir saúde indígena. Após a reunião, os manifestantes vão se reunir na Sesai para definirem estratégias da desocupação.

Branco disse que os índios se comprometem em sair da sede da Sesai, de forma pacífica, se o Governo Federal emitir uma carta de exoneração encaminhada ao gestor. Ainda de acordo com o líder, por indicação política, Nelson está há três anos a frente da gestão da secretaria. O grupo quer que um indígena assuma o cargo.

No prédio, eles montaram uma estrutura mínima de sobrevivência. Levaram colchonetes e malas de roupas. A cozinha do prédio foi adotada para o preparo das refeições. Segundo uma funcionária terceirizada da Sesai, que trabalha há 12 anos no local, e preferiu não se identificar, a ocupação dos índios é pacífica.

Ela contou que Nelson mandou cortar o telefone, para não efetuarem ligações, e dispensou os 50 funcionários do expediente de trabalho. No entanto, a estimativa é que seis trabalhadores estão comparecendo normalmente. Quem vai ao prédio não enfrenta problemas com índios, contou a mulher. O grupo não mexe nos documentos da secretaria e não destrói nada.

Receio – Por terem receio da Polícia Federal, principalmente após a morte do terena Oziel Gabriel, que morreu na Aldeia Buriti, em Sidrolândia, durante uma reintegração de posse, os indígenas disseram que vão deixar o local, se a Polícia Federal voltar para cumprir a reintegração de posse. No entanto, eles prometem retornar.

“Se o governo mandar exoneração para Nelson, acaba pacificamente”, reiterou o cacique. Branco conta que os índios reclamaram de má gestão na Sesai e de falta de viaturas e medicamentos, além da situação precária dos postos de saúde.

Rodovias – Após a reunião da CPI da Saúde, o grupo também se reunirá para decidir se os indígenas vão bloquear rodovias do Estado. O cacique afirmou que outros grupos de índios estão de sobreaviso nas regiões Sul e Norte do Estado para fecharem rodovias, se for preciso.

Nos siga no Google Notícias