A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

19/07/2016 18:18

Após 5 horas de bloqueio, serviços do WhatsApp voltam a funcionar

João Humberto

Depois de serem bloqueados por cinco horas, os serviços do aplicativo WhatsApp funcionam normalmente neste momento. Consequência da decisão do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), que suspendeu a decisão do juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias (RJ) para restabelecer imediatamente o serviço de mensagens do aplicativo, bloqueado às 14h (horário de Brasília).

A liminar foi deferida na ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 403, ajuizada em maio deste ano pelo PPS (Partido Popular Socialista), originalmente contra decisão do juiz da Vara Criminal de Lagarto (SE) que bloqueou o aplicativo.

Ao deferir a liminar, o presidente do STF observou que a Lei 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) dispõe que a disciplina do uso da internet no Brasil tem como um dos princípios a “garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição Federal”. Além disso, há expressa preocupação com a “preservação da estabilidade, segurança e funcionalidade da rede”.

Nesta terça-feira (19), o PPS, por meio de petição, informou a ocorrência de nova ordem judicial no mesmo sentido, desta vez do juízo da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, e requereu a imediata suspensão daquela decisão.

Bloqueios – Conforme a juíza Daniela Barbosa, da Justiça do Rio, o Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, foi notificado três vezes para interceptar mensagens que seriam usadas em uma investigação policial em Caxias. A magistrada esclareceu que a empresa respondeu através de e-mail, com perguntas em inglês, "como se esta fosse a língua oficial deste país" e tratou o Brasil "como uma republiqueta". O Whatsapp diz não cumprir a decisão "por impossibilidades técnicas".

Esta é a quarta vez que a Justiça brasileira determina a suspensão do aplicativo de mensagens WhatsApp, em todo o território nacional. O motivo é sempre o mesmo, a Justiça quer ter acesso a informações trocadas pelos usuários. Se não cumprirem, as operadoras podem ser multadas em até R$ 50 mil.

STF derruba bloqueio e determina volta imediata dos serviços do Whatsapp
O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu decisão do juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de C...
WhatsApp já está bloqueado no país e não há previsão de volta do serviço
O aplicativo WhatsApp já está bloqueado em todo o país. Assim como o previsto, desde as 13h as mensagens não são mais enviadas e nem recebidas. Não h...
Bloqueio do aplicativo WhatsApp começa a partir das 13h no Estado
O aplicativo WhatsApp será bloqueado a partir das 14h de hoje, horário de Brasília, de acordo com as operadoras de telefonia celular. Em Mato Grosso ...
Justiça manda bloquear WhatsApp pela terceira vez em menos de um ano
Pela terceira vez em menos de um ano, a Justiça brasileira determina a suspensão do aplicativo de mensagens WhatsApp, em todo território nacional. A ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions