A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

25/11/2010 12:47

Após bloqueios, Fetagri aguarda decisão em Brasília

Redação

Trabalhadores sem terra ligados à Fetagri/MS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso do Sul) bloquearam na manhã desta quinta-feira por três horas e meia a MS-060 próximo à divisa entre Campo Grande e Sidrolândia. A interdição da pista, com galhos de árvores, foi para protestar contra o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que não estaria cumprindo com acordos já firmados com o movimento, entre eles, a vistoria de fazendas e liberação de recursos para as desapropriações das propriedades. A interdição só terminou por volta das 10h30 quando os líderes foram informados que, se a pista não fosse liberada, haveria a intervenção da Tropa de Choque da Polícia Militar.

Os sem terra alegam que há mais de 120 dias o Incra está inoperante no Estado em razão da prisão de administradores por conta de acusações de corrupção envolvendo o órgão. Com isso, todas as atividades estão suspensas prejudicando o assentamento dos sem terra que estão acampados em várias regiões do Estado. Em busca de uma solução, o presidente do Fetagri/MS viajou nesta quinta-feira para Brasília para uma reunião na Ouvidoria Agrária do Incra, juntamente com o superintendente do Incra/MS, Manuel Neves.

O bloqueio começou por volta das 7h na altura do km 381 da MS-060, há 20 quilômetros de Campo Grande. Uma hora e meia depois chegaram ao local cinco viaturas oficiais com cerca de 20 homens: 2 da Polícia Militar, 2 da Polícia Rodoviária Estadual e 1 do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais).

Depois de uma conversa entre o oficial que estava no comando, Major Reis, e dirigentes do movimento, ficou acertado que a pista seria liberada por cinco minutos para cada lado após períodos de 20 minutos de bloqueio. Por volta das 10h30 chegou ao local mais duas viaturas do Cigcoe com a recomendação de que a pista fosse liberada para evitar a intervenção da Tropa de Choque da PM. Como o objetivo do protesto já havia sido cumprido

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions