ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Após bloqueios, Fetagri aguarda decisão em Brasília

Redação | 25/11/2010 12:47

Trabalhadores sem terra ligados à Fetagri/MS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso do Sul) bloquearam na manhã desta quinta-feira por três horas e meia a MS-060 próximo à divisa entre Campo Grande e Sidrolândia. A interdição da pista, com galhos de árvores, foi para protestar contra o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que não estaria cumprindo com acordos já firmados com o movimento, entre eles, a vistoria de fazendas e liberação de recursos para as desapropriações das propriedades. A interdição só terminou por volta das 10h30 quando os líderes foram informados que, se a pista não fosse liberada, haveria a intervenção da Tropa de Choque da Polícia Militar.

Os sem terra alegam que há mais de 120 dias o Incra está inoperante no Estado em razão da prisão de administradores por conta de acusações de corrupção envolvendo o órgão. Com isso, todas as atividades estão suspensas prejudicando o assentamento dos sem terra que estão acampados em várias regiões do Estado. Em busca de uma solução, o presidente do Fetagri/MS viajou nesta quinta-feira para Brasília para uma reunião na Ouvidoria Agrária do Incra, juntamente com o superintendente do Incra/MS, Manuel Neves.

O bloqueio começou por volta das 7h na altura do km 381 da MS-060, há 20 quilômetros de Campo Grande. Uma hora e meia depois chegaram ao local cinco viaturas oficiais com cerca de 20 homens: 2 da Polícia Militar, 2 da Polícia Rodoviária Estadual e 1 do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais).

Depois de uma conversa entre o oficial que estava no comando, Major Reis, e dirigentes do movimento, ficou acertado que a pista seria liberada por cinco minutos para cada lado após períodos de 20 minutos de bloqueio. Por volta das 10h30 chegou ao local mais duas viaturas do Cigcoe com a recomendação de que a pista fosse liberada para evitar a intervenção da Tropa de Choque da PM. Como o objetivo do protesto já havia sido cumprido

Nos siga no Google Notícias