ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Após chuva, massa de ar polar chega e causa frio de até 7ºC em MS

Flávia Lima e Edivaldo Bitencourt | 01/07/2015 15:01
Temperaturas mínimas não devem passar dos 14ºC no fim de semana na Capital. (Foto:Marcos Ermínio)
Temperaturas mínimas não devem passar dos 14ºC no fim de semana na Capital. (Foto:Marcos Ermínio)

Há duas semanas sem registrar frio intenso, os termômetros da Capital voltarão a despencar no fim de semana, obrigando o campo-grandense a tirar as malhas mais pesadas do armário novamente. Na região sul do Estado, a mínima poderá chegar a 7ºC.

Segundo a meteorologista Cátia Braga, do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), a frente fria que já retornou ao Estado com as chuvas que começaram na noite desta terça-feira (30), sairá de cena na sexta, dando lugar a uma massa de ar polar, que vai derrubar as temperaturas na Capital, onde a mínima deve ficar entre 14ºC e 15ºC entre sábado e domingo e as máximas não passam dos 25ºC.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê um frio mais intenso na Capital. A mínima chegará a 12ºC no sábado e a 11ºC no domingo. No fim de semana, a máxima, segundo o órgão, não deverá passar de 23ºC.

Já no sul do Estado os termômetros devem registrar entre 10ºC e 11ºC e máxima de 22ºC, segundo Cátia. No entanto, a última massa de ar frio que chegou em Mato Grosso do Sul, entre os dias 16 e 19 de junho foi mais rigorosa, uma vez que naquela semana a Capital sentiu um frio de 11,9C e no interior do Estado, Amambai enfrentou temperatura mínima de 5,3ºC.

O Inmet também é mais alarmista ao prever o frio para a região sul. A mínima poderá chegar a 7ºC no domingo em Paranhos e 8ºC em Ponta Porã. Em Dourados, segundo o instituto, os termômetros vão marcar entre 10ºC e 23ºC no fim de semana.

Quanto as chuvas, Cátia Braga explica que o fenômeno El Niño vai intensificar as precipitações na região centro sul, onde está Campo Grande. A expectativa é registrar índices acima de 50 milímetros este mês. Até o próximo dia dez, cidades como Sidrolândia, Nova Alvorada, Dourados, Iguatemi, Paranhos e Bela Vista devem ter uma maior incidência de chuvas.

“Como as frentes frias chegam por essas regiões, a tendência é que as precipitações sejam maiores nessas áreas”, explica. Após o fim de semana, os períodos de chuva permanecem na Capital pelo menos até terça-feira (7).

O cenário climático a partir desta quinta-feira (2) também é confirmado pelo Inmet, que aponta a presença de uma área de contraste térmico, mais quente ao norte do estado e um pouco mais frio ao sul, favorecendo a manutenção da instabilidade, com mais umidade no sul e um tempo pouco mais seco ao norte.

Na região central haverá nuvens, aberturas de sol e chance de chuva isolada. No sul do Estado há possibilidade de chuva forte e no norte de Mato Grosso do Sul o clima será quente e seco.

Na sexta-feira o ar frio de origem polar percorre a faixa leste do Cone Sul da América do Sul, entre a Argentina, Uruguai e Sul do Brasil. O ar frio será alimentado por um ar um pouco mais quente e úmido de noroeste. Assim, a frente fria fica bem definida e se desloca pelo Estado. A chuva ganha força e atinge todas as regiões, inclusive o norte do estado.

Há possibilidade de rajadas de vento e o período mais gelado será o da tarde e final da noite. Ainda de acordo com o Inmet, o sábado deverá ser o dia mais frio, com o deslocamento da frente e influência do ar frio de origem polar, acentuando a queda de temperatura.

Ipês começam a perder as flores com a chegada do outono e do inverno (Foto: Marcos Ermínio)
Ipês começam a perder as flores com a chegada do outono e do inverno (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias