ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Inverno começa hoje com previsão de pouca chuvas e temperaturas amenas

Flávia Lima | 21/06/2015 10:45
Temperaturas mais rigorosa devem ser registradas apenas em alguns períodos da estação. (Foto:Marcelo Calazans)
Temperaturas mais rigorosa devem ser registradas apenas em alguns períodos da estação. (Foto:Marcelo Calazans)

O inverno começa neste domingo (21), às 12h38, e será marcado por baixos volumes de chuva em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. A estação, que segue até setembro, é caracterizada por dias mais curtos e noites mais longas, fator que contribui para que as temperaturas, até meados de julho, sejam bastante baixas. Mesmo assim, são esperadas ondas de calor associadas a períodos prolongados sem chuva, os chamados veranicos.

As precipitações ficam controladas pelo avanço das frentes frias, vindas do sul do continente. Também é mais frequente a invasão de massas polares, que provocam quedas bruscas nas temperaturas, mas que não devem provocar geadas devido a presença de fenômeno El Niño no Estado.

Outro aspecto meteorológico que se observa durante o inverno, são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas. Essas inversões, muitas vezes, permanecem durante o período da manhã. Além da redução da visibilidade, outro fator importante é o alto índice da umidade relativa do ar, que podem alcançam até 100% no período da manhã. O contrário ocorre no período da tarde, quando o índice da umidade relativa do ar diminui consideravelmente, chegando a registrar valores menores de 30%.

Segundo a meteorologista Cátia Braga, do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), os nevoeiros serão mais comuns na região sul do Estado, como Amambai, Ponta Porã, Itaquiraí, Ivinhema, Sete Quedas e Dourados.

Ainda para este final de junho, a tendência é de muito calor na região centro-leste e centro-sul de Mato Grosso do Sul. A região de Dourados tende a ter temperaturas acima de 38°C, assim como a região leste.

As chuvas ficam abaixo da média histórica em todas as regiões. A tendência é de escassez, com valores abaixo de 80 milímetros na região sul e com umidade relativa muito baixa. Na região pantaneira os índices serão mais críticos, abaixo de 20 milímetros, incluindo norte e leste.

Queda de temperatura - Já a partir de julho, os termômetros ficarão abaixo da média histórica no extremo sul e sudeste de Mato Grosso do Sul, onde ano passado foi registrado 4,4ºC em Amabai, porém, em 2013 o município chegou a registrar marca de 1,9ºC.

Para Campo Grande são esperadas temperaturas abaixo de 10ºC e 7ºC no sul do Estado, conforme o meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp-Anhanguera.

Ainda conforme dados do Cemtec, a umidade relativa tende a ficar abaixo do valor recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 60%. A umidade mínima prevista é de valores abaixo de 30%, como ocorreram nos anos anteriores, principalmente a região do Bolsão.

A tendência é de chuvas acima do esperado para o período na região central, sudeste e Bolsão. Na região próxima a Corumbá e Ladário há possibilidade de chuvas abaixo da média e por consequência tempo seco e possibilidade de aumento nas queimadas. O histórico para Corumba é de 11,8 milímetros e espera-se um valor menor que esse. Para a região sul é de 50,2 milímetros em Ponta Porã e 68,1 milímetros em Rio Brilhante. São Gabriel do Oeste, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Água Clara e cidades próximas tendem a ter chuvas acima de 26 milímetros.

Para agosto, as temperaturas ficarão acima da média histórica na região central, bolsão e parte da região norte. No extremo sul do Estado, como Paranhos, Tacuru, Sete Quedas e Coronel Sapucaia a tendência é de frio abaixo da média e a umidade relativa do ar fica abaixo de 40% em vários momentos do mês.

Neste mês, mesmo com a entrada de frentes frias no país, o volume de chuvas sofrerá grande redução, principalmente na região sul, sudeste, leste e noroeste de Mato Grosso do Sul. Em Porto Murtinho, o esperado é 34,2 milímetros, no entanto a tendência é que chova menos. Na Grande Dourados, a média será de 44,3 milímetros, Corumbá com 25,9 e Campo Grande, 31,4.

No último mês de inverno, as temperaturas continuarão em elevação, especialmente em Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Jardim, Bonito e Bodoquena.

As chuvas só ficarão acima da média em Paranaíba e Cassilândia. Na capital sul-mato-grossense, espera-se chuvas abaixo de 73,9 milímetros, valor do histórico do mês.

Nos siga no Google Notícias