ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Após reclamação das farmácias, conselho defende novas normas dos antibióticos

Ricardo Campos Jr. | 13/12/2010 17:20

Presidente do CRF/MS vai á assembleia falar sobre as novas regras

Representantes de entidades de classe relacionadas à área da saúde se reúnem amanhã (14) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para discorrer sobre as vantagens da determinação da Anvisa com relação á venda de antibióticos.

O presidente do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) Ronaldo Abrão assumirá a plenária para relatar os benefícios que a determinação traz tanto para os profissionais como para a população.

Em seguida, juntamente com representantes do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina) e CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia), Abrão reúne com a imprensa para responder às principais perguntas sobre as novas normas.

A meta da assembléia é ouvir os dois lados na questão, uma vez que no último dia 2 compareceu a assembléia o vice-presidente do Sindicato das Farmácias Nelson Fraide Nunes.

Normas - As novas regras para venda de antibióticos entraram em vigor no dia 28 de novembro. A partir daí, farmácias e drogarias de todo o país só poderão vender medicamentos desse tipo mediante receita de controle especial em duas vias. A primeira ficará retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deverá ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar atendimento.

As receitas terão prazo de validade de dez dias, devido aos mecanismos de ação dos antimicrobianos. Os médicos devem estar atentos para a necessidade de entregar, de forma legível e sem rasuras, duas vias do receituário aos pacientes.

As medidas valem para mais de 90 substâncias que abrangem todos os antibióticos com registro no país, com exceção dos que tem uso exclusivo no ambiente hospitalar. O objetivo da Anvisa, ao ampliar o controle sobre esses produtos, é contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.

Nos siga no Google Notícias