ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Assomasul vai ao DF por fim de bloqueios no FPM

Redação | 24/03/2009 10:59

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prefeito de Terenos, Beto Pereira (PMDB), estará na Capital Federal nos dias 7 de abril e 6 de maio, juntamente com vários prefeitos do Estado, para defender, entre outros aspectos, o fim dos bloqueios automáticos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A discussão, intitulada "Previdência Social e o Impacto causado por ela nas contas públicas municipais" é feita através da CNM (Confederação Nacional dos Municípios). Na prática, o que os prefeitos querem é que o governo central deixe de bloquear na fonte parte do fundo constitucional para amortizar a dívida dos municípios com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), lembrando que o instituto também deve valores de monta as prefeituras.

No total, as 78 prefeituras do Estado devem R$ 411.993.344,82, montante que, na maioria dos casos, está sendo pago através de parcelamento definido em acordo com o governo federal.

Na próximas semanas vai se procurar uma forma de estabelecer um encontro de contas entre os municípios e o INSS e suspender o desconto automático do FPM. A alegação dos prefeitos é que o INSS também está inadimplente com os municípios brasileiros. Nesse caso a dívida é de aproximadamente R$ 25,4 bilhões, conforme atesta levantamento da CNM.

Manifestos já foram entregues aos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB/AP), e da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP). O ministro de Relações Institucionais, Jose Múcio Monteiro Filho, também recebeu as documentações das mãos de Ziulkoski e prometeu trabalhar em conjunto com a CNM, segundo informação da Assomasul.

Nos siga no Google Notícias