ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Bancários aprovam greve por tempo indeterminado em 27 cidades de MS

Vinícius Squinelo | 12/09/2013 20:08
Em Campo Grande, a greve foi aprovada com ampla maioria (foto: João Garrigó)
Em Campo Grande, a greve foi aprovada com ampla maioria (foto: João Garrigó)

Os bancários de Campo Grande e Dourados aprovaram o início de greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (19). A classe reivindica melhores condições de emprego, fim das demissões e da terceirização, além da contratação de novos funcionários.

Juntos, os sindicatos da Capital e Dourados representam 27 cidades de Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, de 90 bancários presentes em assembleia na noite de hoje (12), apenas oito votaram contra a greve.

“O foco deste ano é o emprego em si, queremos o fim das demissões, mais contratações e a diminuição da terceirização”, relatou Iaci Azamor, presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região.

Segundo Iaci, o problema é crônico, e atinge bancos públicos e privados. “Para ter uma ideia, a Caixa abre agências com apenas cinco funcionários”, explicou. A classe também reivindica um reajuste salarial de 11,93%.

No Sul do Estado, reunidos em assembleia geral, os bancários do Sindicato de Dourados e Região também foram favoráveis à greve. A decisão teve apoio de mais de 80% dos bancários presentes na sede do sindicato e abrange, além de Dourados, os municípios de Caarapó, Juty, Fátima do Sul, Vicentina, Jatei, Glória de Dourados, Deodápolis, Itaporã, Douradina, Maracaju, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul.

Sem acordo sobre a campanha salarial, o anúncio da greve é a forma de pressionar a Federação Nacional de Bancos. Até agora, os banqueiros apresentaram proposta de reajuste linear para salários, pisos e benefícios de 6,1%. O índice não repõe nem a inflação do período, projetada em 6,6% pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A proposta passa longe da reivindicação dos trabalhadores que pedem 11,93%, sendo 5% de aumento real.

No dia 18, a categoria realiza novas assembleias em todo o País, dessa vez com o objetivo de organizar a greve.

Nos siga no Google Notícias