ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Bancários podem entrar de greve nesta terça-feira; 20% das agências fecham na Capital

Vinícius Squinelo | 26/09/2011 09:25
Bancários de Campo Grande e região rejeitaram a proposta dos bancos em Assembleia Geral (foto: Sindicato dos Bancários)
Bancários de Campo Grande e região rejeitaram a proposta dos bancos em Assembleia Geral (foto: Sindicato dos Bancários)

Sem avanços na negociação com os banqueiros, os bancários de todo o Brasil devem parar por tempo indeterminado já a partir desta terça-feira. Sindicatos dos trabalhadores e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) não conseguem se acertar sobre o reajuste anual da classe.

Os bancários reivindicam 12,8% de reajuste salarial, o que cobre a inflação e daria 5% de aumento real, enquanto a Fenaban ofereceu um máximo de 8% de aumento.

Com o impasse, sindicatos dos bancários de todo o país já anunciaram a paralisação ou estão prestes ingressar no movimento. No Mato Grosso do Sul, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região rejeitou, por unanimidade da classe, a proposta dos bancos e já decidiu, em Assembleia Geral, indicativo de greve para esta terça-feira.

Para a presidente do sindicato em Campo Grande, Iaci Terezinha Azamor, o índice de 8% significa um aumento real de apenas 0,56%. "Este índice não contempla a valorização do piso da categoria e não aumenta a participação nos lucros e resultados dos bancos", afirmou Iaci.

Segundo o sindicato, em Campo Grande deverão ser fechadas, inicialmente, 20% das agências bancárias, em especial as localizadas no centro da cidade.

Também em Dourados e Região, o sindicato aprovou a paralisação última quinta-feira, em Assembleia Geral.

A paralisação dos bancários no ano passado foi a maior dos últimos 20 anos, com a maioria das agências paradas em todo o país. Em Dourados, por exemplo, nenhuma agência abriu durante todo o período da greve.

Nos siga no Google Notícias