A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

17/06/2009 09:36

Banho do São João em Corumbá ganhará novos andores

Redação

Pelo menos 34 novas famílias de festeiros, aderem a descida dos andores pela Ladeira Cunha e Cruz nesta edição da festa do Arraial do Banho de São João. Com essa adesão, a tradicional festa soma 104 famílias.

A descida para o banho do santo nas águas do rio Paraguai acontece na noite de 23 de junho e relembra o batismo de Cristo por São João Batista. A festa leva milhares de pessoas ao Porto Geral, dotado de barracas de quentão, arroz de carreteiro, paçoca, e outros, típicos das festas juninas, embalados ao som da viola de cocho para a dança do siriri e cururu e da quadrilha, além do concurso de andores, iluminados com fogos de artifício e muita alegria.

São quatro dias de festa que tem início no sábado com o Concurso de Andores. Os festejos representa o resgate de uma tradição secular mantida pelas casas de rezas, cujo ritual inclui ainda novena.

A imagem de Santo Antônio é colocada em um altar enfeitado de flores, armado em cima de um andor. Enquanto isso, uma rezadeira puxa as rezas ao santo, seguida pelos cururueiros, grupos musicais tradicionais da região, que utilizam a viola-de-cocho como principal instrumento, além do ganzá e do adufo.

A louvação ao santo tem dois momentos marcantes, durante a procissão pelas ruas da cidade. Ouve-se, primeiro a ladainha: "Deus te salve João/Batista sagrado/O teu nascimento/Nos tem alegrado". Logo, a banda imprime um ritmo carnavalesco e o povo pula de alegria, cantando: "Se São João soubesse que hoje era o seu dia/ Descia do céu à terra/Com prazer e alegria". O tradicional hino foi recolhido pelo professor Valmir Corrêa.

São João Batista era filho de Zacarias e Isabel, e primo de Jesus Cristo. O Evangelho de São Mateus fala das pregações e dos batismos que João realizava às margens do rio Jordão, entre os quais está o batismo do próprio Cristo.

Considerado o último dos profetas e o primeiro apóstolo, São João Batista foi decapitado por capricho de Salomé, casada com Herodes. O santo é homenageado pelos católicos no dia 24 de junho. (Com informações do Capital do Pantanal)

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions