A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

26/03/2009 14:40

Bebê precisa de sangue AB- para cirurgia no coração

Redação

A menina Jéssica, de um ano e três meses, precisa com urgência de sangue do tipo AB negativo para realizar uma cirurgia cardíaca. Com dificuldade para respirar e se alimentando por meio de sonda, ela depende de dez bolsas do sangue considerado raro para fazer a operação que pode salvar sua vida.

A mãe da criança, Elisângela Dias Silgueiras dos Santos, explica que a operação foi marcada para a próxima terça (31), mas será realizada somente se houver disponível o tipo sanguíneo AB-. "Sem o sangue, não tem como fazer cirurgia", diz.

Segundo ela, a médica da criança informou que o procedimento deve ser feito com urgência, pois quanto maior a demora, maior a dificuldade da criança para respirar e sobreviver. Por conta disso, o operação foi marcada ontem mesmo, já para a próxima semana.

Com a esperança de que a menina consiga levar uma vida saudável, a família faz um apelo por conta da dificuldade em encontrar esse tipo sanguíneo. "Não tem uma gota no Estado inteiro", afirma a mãe.

Dificuldades - Logo que nasceu, a criança teve dificuldades para respirar, conta Elisângela. Ela teve que ficar por três meses na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal.

Segundo ela, o problema no coração foi descoberto apenas oito dias após o nascimento. Com a 'cardiopatia congênita' vieram problemas nos pulmões, na respiração e a dificuldade para se alimentar.

Apesar de a cirurgia ser considerada de alto risco, a mãe acredita que essa é a única forma da menina conseguir se recuperar dos problemas de saúde. "Ela vai ter mais conforto e poder respirar", afirma.

Ajuda - As dez bolsas de sangue devem ser coletadas até este sábado (28). Interessados podem entrar em contrato com a família pelos telefones (67) 9922-8038 / 9619-8300 / 9906-2870.

As doações também podem ser feitas no Hemosul, em Campo Grande, ou direto na Santa Casa em nome de Jéssica Filgueiras Garcia dos Santos.

Os doadores devem ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem alimentados.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions