ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Bibliotecas do Sesi serão usadas para cursos noturnos a partir de 2011

Carlos Martins | 11/12/2010 13:59

A 30ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi foi inaugurada pela Fiems na manhã deste sábado em Terenos

Com a entrega da 30ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi (Serviço Social da Indústria), na manhã deste sábado, em Terenos (a 30 km de Campo Grande), a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) quer, a partir do próximo ano, iniciar um grande projeto de qualificação de mão de obra nos 26 municípios que receberam uma biblioteca nos últimos 40 meses. A exemplo das demais, durante o dia a biblioteca de Terenos o dia atenderá estudantes e a comunidade em geral e à noite o espaço será usado para cursos de qualificação do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) por meio do EaD (Ensino à Distância).

De acordo com o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, que inaugurou a unidade ao lado do prefeito Humberto Pereira, do presidente da Comissão da Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Correa, e de outras autoridades, a falta de qualificação é um dos principais gargalos da economia sul-mato-grossense. “O Senai poderá usar o espaço das 30 bibliotecas para ministrar cursos à noite. Vamos levar qualificação e melhorar o salário da população”, disse Longen.

Durante a solenidade de inauguração da biblioteca foram entregues certificados de conclusão de cursos profissionalizantes do Senai. Foram qualificados 94 profissionais no curso de Costura Industrial (3 turmas de 29 de setembro a 28 de outubro e 3 turmas de 3 a 26 de novembro); 16 no curso de Pintor de Obras (16 a 30 de novembro); e 18 no curso de Eletricista de Instalações Prediais de baixa tensão (3 a 30 de novembro). Os cursos foram realizados por meio do convênio FAI (Fundo de Apoio à Industrialização) e da Seprotur (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo).

Durante o evento, o Senai aproveitou a oportunidade para doar para a prefeitura 1.561 peças de roupas confeccionadas pelos alunos do curso de Costureiro e que serão distribuídos para pessoas carentes.

O presidente da Fiems, Sergio Longen, destacou que a entrega da biblioteca representa o maior investimento em educação comunitária no estado nos últimos anos. “É uma forma de integrar a comunidade. Pois a educação é base do desenvolvimento”, observou. Para o prefeito Humberto Pereira, Terenos, que já possuía uma biblioteca, tem agora mais um canal para disseminar cultura e o conhecimento. “É impossível calcular o benefício que esta biblioteca traz para o município, porque o conhecimento é infinito”, disse Pereira.

 Bibliotecas do Sesi serão usadas para cursos noturnos a partir de 2011

A biblioteca construída no centro de Terenos (Rua Ary Coelho de Oliveira, assim como as outras, tem um acervo de 1,6 mil livros de várias áreas, dezenas de CDs e DVDs, e também 10 computadores com internet que podem ser usados para pesquisas pelos estudantes e comunidade. Cada biblioteca teve um custo de R$ 500 mil bancado por uma parceria entre a Fiems e a CNI (Confederação Nacional da Indústria), mais a prefeitura, que entra com o terreno e cede dois monitores, mais um vigia para cuidar do prédio.

As 30 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi estão localizadas em 26 municípios: Campo Grande (03), Três Lagoas (02), Dourados (02), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauna, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai, Sete Quedas, Aral Moreira, Aparecida do Taboado e Terenos.

Nos siga no Google Notícias