A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

20/03/2011 10:52

Bois já estão morrendo em Aquidauana e Corumbá por causa da cheia

Marta Ferreira
Animais tentam se salvar em Corumbá. (Foto: Sindicato Rural de Corumbá)Animais tentam se salvar em Corumbá. (Foto: Sindicato Rural de Corumbá)

Bois estão morrendo afogados no Pantanal de Mato Grosso do Sul, que enfrenta uma de suas maiores cheias das últimas décadas. “Tem animais boiando, e vai ter muito mais”, definiu esta manhã o presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Timóteo Proença,

Aquidauana é uma das cidades mais afetadas pelas chuvas este ano e chegou a ficar isolada depois que o rio que dá nome a cidade Aquidauana transbordou e cobriu as duas pontes na cidade.

O rio já baixou, mas na área rural, os problemas continuam sérios. A maioria dos donos de rebanhos relata perda de bois, conforme o presidente do Sindicato Rural, em razão da dificuldade de retirada dos animais para áreas secas.

A cena vista angustia. Os animais ficam nadando a esmo, até morrer.

Conforme o presidente do Sindicato Rural, mesmo que sejam utilizadas embarcações para tentar salvar os animais, a quantidade que se consegue tirar é muito pequena.

Em Corumbá, a situação caminha para o mesmo quadro, segundo o presidente do Sindicato Rural, Raphael Kassar. Segundo ele, já está ocorrendo perda de animais e se a previsão de cheia no Rio Paraguai se confirmar, isso pode piorar ainda mais.

Kassar informou que foi feito ontem um sobrevôo em um avião da Marinha e que hoje seria feito um outro, junto com representantes da Embrapa, para elaboração do laudo técnico que vai embasar a decretação de situação de emergência na região.

Com o estado de emergência, os pecuaristas pantaneiros esperam ter acesso a uma linha de crédito especial e possível prorrogação de dívidas que estejam para vencer, dada à impossibilidade de vender o gado. Corumbá tem o maior rebanho bovino do Estado, de 1,9 milhões de cabeças.



Po Renato Garcia, vc matou o Português... enchentes no Pantanal é ciclica todos sabem, os "pecuaristas" deveriam estar preparados... depois do vaso quebrado não adianta chorar a água derramada, eles estão acostumados ao Governo Bancar suas perdas à custas do contribuinte, vendam suas casas de praias, as F250 e BMW dos filhos e as jóias das mulheres "ou Não" e se virem.
 
eder rollim em 21/03/2011 10:42:35
Muitos pecuaristas de verdade não estão passando por isso. Quem vive realmente no Pantanal sabe dos riscos e tomam providencias antes.. Isso está acontecendo com aqueles que esperam até o ultimo momento para tomar providencias, ou são de outros estados que compraram fazendas no pantanal sem ter noção nem uma do lugar, e só vem aqui a passeio.. Eu mesmo conheço uma meia duzias destes..

É triste a gente ver isso a todo momento nos noticiários, mais o mais triste é ver os "pecuaristas" esperando ajuda do governo como se as aguas que estão subindo vão parar e esperar também...


Tenham uma boa semana.. e que as noticias daqui pra frente sejam melhores...


 
Luiz Arruda em 21/03/2011 09:56:33
nao existe possibilidade de salvar o animais, é muito triste ver tanta criaçao sofrendo desse jeito...
 
SUZANA ESPINOLA em 21/03/2011 09:29:04
Momento oportuno para todos que são Sul Matogrossenses ,apoiar essa Comunidadde Produtora Pantaneira,clamando uma ação conjuta de governo do Estado e Governo federal ,disponibilizado veiculos ,e até mesmo o Exército a Marinha do Brasil com suas lanchas inflaveis para busca e salvamento desses animimais que estão morrendo. Não podemos ficar de braços cruzados vendo essa castatrofe rolando a nossa vistas,que com certeza vamos amargar um grande prejuizo por anos na pecuaria do nosso Estado.
 
Roberto de Abreu em 21/03/2011 08:51:58
sera que os fazendeiro , nao teriam uma programação que antecipasse essa retirada antes das cheias. pq todo ano e a mesma coiso,porem esta ano houve uma chuvarada bem maiior ,mas isso nao descarta a cheia no pantanal.
da dó de ver os animai morrendo , ainda mais a carne sendo cara no nosso estado.
 
MARCIA PECANTET em 21/03/2011 08:41:37
O PANTANAL É LUGAR DE BICHOS SELVAGENS NÃO DE BOIS!!!!
 
josé antonio em 21/03/2011 08:25:39
Esta ai a resposta da natureza para a ocupação sem planejamento do pantanal!
 
Antonia Maria Carneiro em 21/03/2011 07:48:51
a situação é mto. preocupante
 
Raphael Kassar em 20/03/2011 10:54:42
As autoridades deveriam tomar providências imediatas e enérgicas com relação a essa calamidade, nosso estado 'e um fazendao, sem nenhum incentivo para a prospecção de indústrias (ver dados abaixo), sendo a pecuária praticamente nossa atividade principal, o estado tem a obrigação de socorrer os pecuaristas...

=====================
ICMS (17%): o mais caro do Brasil
Transporte coletivo: uns dos mais caros do Brasil
Telefonia: umas das mais caras do Brasil
Transporte coletivo: uns dos mais caros do Brasil
Energia elétrica: uma das mais caras do Brasil (se nao for a mais)
Grandes Indústrias tentaram se instalar mas foram para os locais com mais incentivo
 
Pedro Neto em 20/03/2011 09:08:00
coitadinho desses animais, sera que nao tem um jeito de salvar esses bichinhos. muito triste essa imagem.
 
luiz fernandes em 20/03/2011 08:28:38
Manda aqui para casa que faço um churrasco fácil , não precisa nem mandar , vou buscar !!!!!!!!!! rsrsrsrs ...
 
FERNANDO NETTO em 20/03/2011 07:32:40
Como o governo do estado irá socorrer os pecuaristas que provavelmente terão um prejuízo redundante com estas cheias ques ocorreram?... Tranasportar o rebanho para as regiões serranas é quase que impossível. Nem todos os produtores rurais dispõem de recursos humanos?...`Ésta é minha grande preocupação.
Obrigado
20/03/2011
 
OTACILIO FERNANDES GONCALVES em 20/03/2011 07:01:26
entendo essa linha de credito aos produtores mais os trabalhadores em gerau se ficão desenpregados vão parar no spc,devião pensar nesses brasileiros tmbm pois as prorrogações de dividas em certas cituações deveriam ser igual a todos pensem nisso!
 
renato garcia ribeiro em 20/03/2011 06:07:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions