ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Brasil e Bolívia fazem acordo para ações em saúde na região de fronteira

Osvaldo Júnior | 06/10/2017 21:45

Brasil e Bolívia assinaram, nesta sexta-feira (6), em Brasília, acordo de cooperação em saúde na área de fronteira. A cooperação foi firmada durante a visita do ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Fernando Huanacuni. Do lado brasileiro, o acordo foi assinado pela secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Gerlane Baccarin.

De acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, a cooperação fronteiriça tem caráter estratégico. Os dois países têm mais de 3.420 km de fronteira, que se estende por quatro estados brasileiros (Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia).

O chamado “Acordo Interinstitucional Internacional em Matéria de Cooperação em Saúde na Fronteira” constitui um marco institucional para estimular esforços de coordenação na área de saúde na fronteira, segundo avalia o Ministério.

Para implementar o acordo, será criado um Grupo de Trabalho em Saúde na Fronteira Brasil-Bolívia, com o objetivo de identificar e propor soluções para questões de saúde que afetem as populações da zona fronteiriça dos dois países.

Além desse acordo, Brasil e Bolívia também têm cooperado em áreas como a capacitação em emergências de saúde, com transferência de tecnologias e conhecimentos do Sistema de Monitoramento de Emergência (SIME) brasileiro à Bolívia.

Projeto – O Ministério da Saúde possui mais de 50 projetos de cooperação técnica internacional em andamento, e há mais de 70 projetos já concluídos. Com a Bolívia, está em negociação uma campanha de vacinação canina antirrábica conjunta, nos municípios bolivianos de Puerto Suarez e Puerto Quijarro.

Em janeiro de 2017, o Brasil doou 70 mil doses de vacina de cultivo celular à Bolívia. O Ministério da Saúde do Brasil também apoiará o custeio de vacinadores do município de Corumbá (MS).

Nos siga no Google Notícias