ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Brasileiros reforçam rádios piratas no lado paraguaio

Redação | 03/01/2009 10:00

O Clube de Imprensa da Região Sudoeste do Mato Grosso do Sul cobra fiscalização de rádios piratas mantidas por brasileiros no lado Paraguaio da fronteira entre Bela Vista (MS) e a cidade de Bella Vista Norte, no Paraguai.

Até escritórios foram montados para atender os ouvintes, que funcionam no centro do município sul-mato-grossense.

A Anatel realizou no começo de dezembro "exame de espectro" para detectar a presença de emissoras piratas interferindo no pouso de aeronaves na faixa de fronteira e a denúncia foi confirmada.

O resultado da inspeção foi comunicado à embaixada brasileira para repasse á embaixada paraguaia, junto com solicitação de providências.

Apesar disso, a difusão continua sem nenhuma medida adotada pelo governo paraguaio, reclamam os donos das rádios legalizadas.

Segundo a denúncia, em Bella Vista Norte Paraguai, três emissoras clandestinas são comandadas por brasileiros e operam nas freqüências de 90,5 Líder FM; 101,1 Cidade FM e Nossa FM 95,5. Além delas, os paraguaios comandam as rádios 97,1 e 104,1.

Nenhuma tem licença do CONATEL , o órgão do Paraguai que correspondente a Anatel.

Já a Frontera FM de propriedade da empresa Dos Fronteras, renovou licença até 2017, mas não respeita a freqüência 92,5, estabelecida à ela e direciona a antena também para o território brasileiro, o que infringe a lei paraguaia

A nota do Clube de Imprensa reforça como "lamentável que brasileiros sem documentação de radialistas e jornalistas, estão usando as emissoras de rádios em território paraguaio sem a devida licença. As emissoras piratas estão operando com tranqüilidade desrespeitando a boa relação de amizade existente entre o Paraguai e o Brasil". (Informações de Lile Correa, de Bela Vista)

Nos siga no Google Notícias