ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Cai liminar que proibia multa do lacre nos hidrômetros

Redação | 08/09/2009 14:08

A 1ª Turma Cível do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubou, por dois votos a um, a liminar que proibia a empresa Águas Guariroba de aplicar a multa a consumidores por rompimento do lacre nos hidrômetros.

A concessionária estava proibida desde o dia 22 de abril deste ano de aplicar as multas, quando o juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Dorival Moreira dos Santos, acatou o pedido feito em ação popular pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT).

O julgamento foi concluído há pouco pela 1ª Turma Cível. Os desembargadores João Maria Lós e Divoncir Maran contrariaram parecer do relator, desembargador Joenildo de Souza Campos, e deram provimento ao recurso apresentado pela prefeitura e pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande.

Multas - Com a decisão de hoje, a Águas poderá voltar a aplicar as multas nos consumidores pelo rompimento do lacre, já que tem amparo legal para cobrá-las sob a alegação de fraude.

Na ação, o parlamentar pediu a suspensão da cobrança das multas e a devolução em dobro do valor já cobrado. O parlamentar pediu também que a empresa emitisse novos boletos para os consumidores multados, apenas com os valores referentes ao consumo de água, para evitar o corte do abastecimento.

O juiz suspendeu as multas aplicadas até que fosse provada a culpa do consumidor no rompimento do lacre. Também ficou proibida a interrupção do fornecimento de água, até que fosse efetivada a instauração e conclusão do processo legal com garantia de defesa aos acusados. Caso a empresa descumpra a decisão, pagará multa de R$ 10 mil ao dia.

Com o julgamento do TJ/MS, a empresa fica livre de qualquer impedimento para aplicar as multas nos consumidores.

Nos siga no Google Notícias