A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

20/11/2008 19:04

Câmara aprova cotas raciais em universidades federais

Redação

No dia da Consciência Negra, a Câmara dos Deputados aprovou projeto que estabelece cotas raciais e sociais nas universidades públicas federais de todo o país.

Pelo texto, 50% das vagas nas universidades serão reservadas para alunos vindos de escolas públicas, que cursaram, pelo menos, o ensino médio em instituições municipais, estaduais ou federais.

Metade dessas vagas será distribuída de acordo com critérios raciais, para negros e índios e estabelecidas proporcionalmente de acordo com a população de cada estado, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A outra metade será distribuída para alunos pobres, de acordo com a renda familiar per capita que deve ser menor que um salário mínimo e meio.

O projeto segue para votação no Senado. Segundo o texto, as universidades teriam quatro anos para se adaptar as novas regras. 

"O Dia da Consciência Negra contribuiu para que eu tivesse a iniciativa de colocar essa matéria em pauta. Ela contempla todo o conteúdo de justiça social e de etnia", disse o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Em Mato Grosso do Sul, a UEMS (Universidade Estadual) já adota o sistema de cotas, destinando vagas para alunos negros e indígenas.

Agora, com a aprovação, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) também terá de reservar cotas raciais e sociais.

O projeto também estabelece cotas em escolas técnicas federais de nível médio. Neste caso, para serem beneficiados, os alunos têm de ter cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública. (Com informações da Agência Brasil)

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions