A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

18/04/2018 15:37

Câncer é a principal causa de morte em dois municípios de MS

Presidente do CRM-MS, Celso Rafael Gonçalves Cordoniz, admite que o câncer tem aumentando de maneira rápida em alguns municípios

Gabriel Neris

O câncer é a principal causa de morte em dois municípios de Mato Grosso do Sul: Bonito e Novo Horizonte do Sul. A conclusão é do CFM (Conselho Federal de Medicina), baseado nos números oficiais do SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) referentes a 2015.

Os dados foram apresentados pelo CFM durante a terceira edição do Fórum Big Data em Oncologia promovido pelo TJCC (Todos Juntos Contra o Câncer). Bonito – localizado a 257 km de Campo Grande – registrou 86 óbitos, sendo 21 provocados por câncer, 24% do total. O segundo município do Estado com mais mortes provocadas pela doença é Novo Horizonte do Sul – a 329 km da Capital. Das 21 mortes registradas, 4 (19%) foram causadas pelo câncer.

O presidente do CRM-MS (Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul), Celso Rafael Gonçalves Cordoniz, admite que o câncer tem aumentando de maneira rápida em alguns municípios. “A prevenção do câncer é mais difícil. Lógico que existe campanhas, como o exame de próstata, no caso do home, e a mamografia para a mulher”, diz.

“Não tem tantas campanhas assim para prevenir o câncer, tem mais campanhas para prevenir doenças cardiovasculares”, considera o presidente do CRM-MS. “Nos países subdesenvolvidos a prioridade são as doenças infecciosas, depois que vai controlando, melhorando as condições de vida das pessoas, começam a aparecer as doenças cardiovasculares, e depois as doenças degenerativas”.

Confira na tabela abaixo os dados:

CidadeHabitantesÓbitos por cancerTaxa 10.000óbitos total% de mortes por cancer
Bonito21.047219,988624%
N.Horizonte4.30649,292119%

Nacionalmente, conforme o CFM, são 516 municípios onde o câncer é a principal causa de morte. Os dados mostram que a maior parte das cidades onde o câncer já é a principal causa de morte está localizada em regiões mais desenvolvidas do país, justamente onde a expectativa de vida e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) são maiores. Dos 516 municípios onde os tumores matam mais, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140). No Nordeste, estão 9% dessas localidades (48); no Centro-Oeste, 34 (7%); e no Norte, 19 (4%).

Ao todo, estes municípios concentram uma população total de 6,6 milhões de habitantes. Onze municípios são considerados de grande porte, sendo Caxias do Sul (RS) o mais populoso deles, com quase meio milhão de habitantes. Outros 27 são de médio porte (com população entre 25 mil e 100 mil) e a grande maioria (478) está situada na faixa de pequenos municípios, com menos de 25 mil habitantes.

O Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de municípios (140) onde o câncer é a primeira causa de morte. Enquanto em todo o País as mortes por câncer representam 16,6% do total, no território gaúcho esse índice chega a 33,6%. Um dos fatores que pode explicar a alta incidência de câncer na região são as características genéticas da população, que pode apresentar maior predisposição para desenvolver o câncer de pele (melanoma), por exemplo.

MEC quer programa para ocupar vagas ociosas em universidades públicas
O Ministério da Educação (MEC) estuda criar ainda este ano uma nova modalidade do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), chamada Sisu Transferência, vo...
Mega-Sena acumula de novo e prêmio para sábado vale R$ 22 milhões
O segundo sorteio da Mega-Sena, desta semana que terão três, mais uma vez, voltou acumular, devido a falta de acertadores no prêmio principal. O sort...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions