A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

28/11/2017 17:35

Candidato a presidente do Crea/MS quer retomar imagem da instituição

Osvaldo Júnior
Marco Maia, candidato a presidente do Crea/MS, visitou o Campo Grande News (Foto: André Bittar)Marco Maia, candidato a presidente do Crea/MS, visitou o Campo Grande News (Foto: André Bittar)

Retomar a imagem institucional do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), readequar o Plano de Cargos e Carreiras e melhorar a sede do Conselho, tornando o espaço mais confortável. Essas são algumas das propostas do engenheiro civil Marco Antônio Maia, um dos candidatos a presidente da entidade para o triênio 2018 a 2020. A eleição será realizada no dia 15 de dezembro.

Nos últimos anos, o Crea/MS tem se afastado da administração pública e das demais entidades, “apagando-se” institucionalmente, segundo avalia Maia. “Caso seja eleito, uma das primeiras coisas que vou fazer é ir a cada órgão, como Fiems, Sebrae, e me apresentar”, disse o candidato, acrescentando que hoje o Crea/MS é pouco conhecido.

Também contribui para o ofuscamento do Conselho a atuação tímida. Maia afirma que o Crea tem função social importante, que não está sendo cumprida. De acordo com ele, o órgão pode e deve acompanhar o desenvolvimento de obras públicas.

O candidato cita como exemplo a obra do Aquário do Pantanal. Ele afirma que, caso seja eleito, o Crea/MS será mais atuante na fiscalização dessa e de outras obras públicas. Em suas atribuições, o Conselho pode realizar FPI (Fiscalização Preventiva Integrada) e oferecer denúncia ao MPE (Ministério Público Estadual). Segundo a equipe de Maia, a última FPI do Crea/MS foi feita há quatro anos.

Piso salarial e comissões – Outro problema que precisa ser resolvido, conforme o candidato, diz respeito ao não cumprimento do piso salarial nacional dos engenheiros. O valor é de nove salários mínimos, mas a maioria dos profissionais recebe muito abaixo disso. Ele menciona como exemplo concurso da prefeitura da Capital, que previa salário de R$ 1,4 mil a cargo de engenheiro.

Na busca de valorização de profissionais de engenharia, Maia também pretende articular com vereadores de diferentes municípios e com deputados estaduais a criação de comissões do Crea/MS em Câmaras e na Assembleia Legislativa.

Em se tratando da sede do Crea, Marco afirma que irá modernizar o espaço. Segundo ele, computadores e outros equipamentos e as dependências do local são muito antigos.
Entre outras propostas de Marco Maia, estão: criação da Câmara Especializada Industrial e Segurança do Trabalho; construção da sede própria da Casa das Entidades e melhoria no atual sistema de atendimento.

Votações conjuntas – A eleição para a presidência do Crea/MS será no dia 15 de dezembro das 9h às 19h. Concomitantemente, ocorrerão as eleições para presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e para diretores geral e administrativo da Mútua ( Caixa de Assistência dos Profissionais).

Maia fez questão de dizer que apoia para a presidência do Confea o candidato Murilo Pinheiro (03) e para a diretoria geral da Mútua, o candidato Mito Gebara (121). “Gostaria de saudar meus concorrentes e dizer que eles também podem se dispor a procurar o Campo Grande News e outros jornais para apresentar suas propostas”, finalizou o candidato.

Os demais candidatos são o engenheiro agrônomo Dirson Artur Freitag (número 100), o engenheiro agrônomo Abrahão Malulei Neto (112) e engenheiro ambiental Rodrigo Costa (117). Os planos de trabalho dos candidados a presidente do Crea/MS podem ser conhecidos clicando aqui.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions