A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

18/11/2017 09:15

Candidato deve se atentar aos itens obrigatórios e às proibições do Encceja

Osvaldo Júnior
Estudantes que participaram do Enem na Capital na semana passada (Foto: André Bittar)Estudantes que participaram do Enem na Capital na semana passada (Foto: André Bittar)

Quem for realizar o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) neste domingo (19) deve se atentar aos objetos que precisa levar ao local de provas, como também às proibições. Em Mato Grosso do Sul, 80.024 se inscreveram para participar do exame em busca de certificação do ensino Fundamental ou Médio.

O Encceja ocorre uma semana depois do segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o candidato deve, obrigatoriamente, levar ao local das provas caneta esferográfica transparente e de tinta preta e documento oficial de identificação original com foto.

O Instituto recomenda, ainda, que a pessoa tenha consigo cartão de confirmação de inscrição, declaração de comparecimento, impressa para assinatura do coordenador de local (caso precise do documento).

Quanto a documento oficial com foto, serão aceitos cédula de identidade, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, certificado de dispensa de incorporação, carteira de trabalho, identidade funcional (conforme Decreto 5.703/06), passaporte, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe ou identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça.

O Inep detalha que, em caso de perda ou roubo do documento, o candidato precisa apresentar um Boletim de Ocorrência, expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação das provas.

Proibições – Alguns itens são proibidos no dia das provas, como, por exemplo, chaves, lápis, livros, boné, chapéu, fones de ouvido, entre outros objetos.

Alguns comportamentos também são expressamente proibidos. Estão nessa lista, entre outras ações, as seguintes: consultar ou comunicar com outra pessoa; ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorrida uma hora do início do exame; sair do local, sem o acompanhamento de um fiscal; receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas.

Candidato deve se atentar aos itens obrigatórios e às proibições do Encceja

Horários – Em Mato Grosso do Sul, os portões abrem, no período da manhã, às 7h e fecham às 7h45; as provas começam às 8h e se encerram 12h. À tarde, os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 14h15; as provas duram das 14h30 às 19h30.

As provas serão aplicadas, em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaí- ba, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.

Inep altera data de aplicação do Encceja para pessoas que estão presas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou hoje (10) que a data da aplicação da edição de 2017 do Exame...
Locais de prova do Encceja podem ser conhecidos a partir de hoje
Os candidatos que vão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) poderão consultar o local de prova a par...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions