A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

16/06/2008 10:06

Capital já registrou 4 vazamentos de amônia neste ano

Redação

Pelo menos quatro vazamentos do gás amônia já foram registrados neste ano em Campo Grande. Os casos aconteceram em diferentes empresas, o último foi nesta segunda-feira na Femsa, fábrica da Coca-Cola e outras bebidas.

A amônia é usada para refrigeração e se inalada em grande quantidade pode levar a morte. Por isso, quando há qualquer vazamento é necessário isolar o local até que o gás se dissipe totalmente e não ofereça mais risco.

O vazamento é facilmente detectado devido ao forte odor. A inalação pode causar dificuldades respiratórias, broncoespasmo, queimadura da mucosa nasal, faringe e laringe, dor no peito e edema pulmonar.

A ingestão causa náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe. A amônia produz, em contato com a pele, dor, eritema e vesiculação.

O contato com os olhos em baixas concentrações resulta em irritação ocular e lacrimejamento. Em concentrações mais altas, pode haver conjuntivite, erosão na córnea e cegueira temporária ou permanente.

Friboi - Em caso de inalação é necessário atendimento médico, como aconteceu com 10 funcionários do frigorífico Friboi em abril deste ano. Eles trabalhavam próximo ao local onde houve vazamento e precisaram ser levados para o Hospital Regional.

Nesse caso, o acidente ambiental aconteceu devido a uma oscilação de energia e caso a válvula de escape não funcionasse expelindo uma pequena quantidade de amônia, a situação seria mais grave. Pois poderia ter havido um vazamento ainda maior.

As empresas que utilizam a amônia precisam ter uma série de dispositivos de segurança para evitar intoxicações em casos de acidente e ainda tomar diversas providências para que eles não aconteçam.

Bertin - Além do Friboi e Femsa, houve vazamentos ainda no Bertin e um pequeno na fábrica de gelo Torino, que já havia registrado um acidente ano passado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o único do ano passado.

O Corpo de Bombeiros possui uma equipe treinada para atendimento a este tipo de ocorrência.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions