ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Durante entrega de veículo, criança passa mal e inaugura ambulância

Sob sol forte de 33ºC com sensação térmica de 36ºC, a menina acompanhada da família participava do evento quando desmaiou

Viviane Oliveira e Fernanda Palheta | 27/01/2020 12:02
Criança passou mal e foi levada de ambulância nova para posto de saúde. (Foto: Henrique Kawaminami)
Criança passou mal e foi levada de ambulância nova para posto de saúde. (Foto: Henrique Kawaminami)

Durante a reinauguração da base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Anhanduí, distrito de Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (27), uma criança passou mal por causa do calor e foi socorrida pela ambulância recém entregue à comunidade.

Sob sol forte de 33ºC com sensação térmica de 36ºC, a menina acompanhada da família participava do evento quando desmaiou. Ela foi socorrida e levada na ambulância nova para atendimento médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) da região com quadro de insolação.

A base do Samu, localizada na Rua Via Lateral, ao lado de uma escola municipal, existe desde 2012. A estrutura foi revitalizada e ambulância antiga foi trocada por um veículo zero quilômetro de atendimento intermediário. Conforme a coordenadora Maithe Vendas Galhardo, a ambulância composta por motorista, técnico de enfermagem e enfermeiro vai atender a demanda do distrito e da rodovia. “O veículo vai funcionar como UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel”, disse.

No ano passado, foram atendidas 444 ocorrências. Média de 40 casos por mês, segundo a coordenadora. O subprefeito de Anhanduí, Ernesto Francisco dos Santos, comemorou a conquista. “A outra ambulância não tinha nem ar condicionado e não conseguia atender a demanda”, relatou. Segundo ele, o distrito tem mais de 5 mil habitantes.

Segundo o secretário municipal de saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho, a base estava muito danificada, por isso foi priorizada a revitalização e a minirreforma. “Aqui precisava de uma readequação”, destacou. A viatura entregue nesta manhã é uma das 450 que foram entregues pelo Ministério da Saúde no mês passado. Agora, a equipe pleiteia um veículo 4x4 para atender a área rural do distrito. A Sesau (Secretária Municipal de Saúde) disse que já tem o recurso e o processo para aquisição está em fase de licitação.

A moradora na região, Gabriele Cardoso, 23 anos, espera que a nova ambulância atenda as necessidades da comunidade. Ela lembrou que no ano passado precisou do serviço para o bisavô do filho e não foi atendida. “Ele acabou socorrido por um veículo social da unidade de saúde”, disse.

Nos siga no Google Notícias