ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

"O que acontece em MS reflete no País", diz chefe da PF ao assumir cargo

“Está na hora do Brasil, cada vez mais, reforçar suas fronteiras”, defende o novo surpreendente da Polícia Federal

Geisy Garnes | 23/03/2018 19:20
Luciano Flores Lima durante fala na cerimônia de posse, nesta sexta-feira (23). (Foto: Paulo Francis)
Luciano Flores Lima durante fala na cerimônia de posse, nesta sexta-feira (23). (Foto: Paulo Francis)

Com a missão de “reforçar e agregar” as forças policiais na fronteira, o novo superintendente da PF (Polícia Federal) em Mato Grosso do Sul, o delegado Luciano Flores Lima, assumiu oficialmente o cargo nesta sexta-feira (23). “Está na hora do Brasil, cada vez mais, reforçar suas fronteiras”, afirmou.

Durante o evento de posse, que aconteceu nesta tarde no auditório da Advocacia-Geral da União em Campo Grande, o surpreendente reforçou que o que acontece em Mato Grosso do Sul não atinge apenas quem mora no estado. “Nossa missão em Mato Grosso do Sul é muito grande, não só para a sociedade sul-mato-grossense, mas para todo o Brasil. Tudo o que acontece aqui repercute nos outros estados, tudo o que acontece nos outros estados pode ter raiz aqui”, detalhou.

Segundo Flores, mais de uma reunião entre os surpreendentes que atuam na fronteira já aconteceram para discutir como reforçar e incrementar o efetivo da Polícia Federal, planos e novas técnicas, na fronteira do país.

No depoimento de posse, Flores lembrou da apreensão 889 quilos de cocaína pura na noite desta quinta-feira (22) na BR-262, em Três Lagoas. “Onde cabe 800 quilos de cocaína, cabe muito munição, fuzis e pistolas, que ceifam muitas vidas. Não atendemos só nossos parentes, garantimos a vida em todo o Brasil, principalmente nesses estados que são foco da imprensa e das forças de segurança pública”, detalhou, em referência ao Rio de Janeiro.

Para isso, a intenção é “estreitar os laços” entre as forças policiais no Estado, um discurso defendido também pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública). “Com talento individual já ganhamos o jogo, com talento em equipe ganhamos esse campeonato”.

Em 2017, Mato Grosso do Sul foi o Estado mais “produtivo” do país no setor da segurança pública. Só a Polícia Federal apreendeu 115 toneladas de maconha e realizou 101 operações. Segundo o secretário da Sejusp, Antônio Carlos Videira, as policiais estaduais fecharam 2017 com a apreensão de mais de 400 toneladas de drogas.

Durante o evento, Videira afirmou que combater o crime organizado sem “fechar” as fronteiras aumenta os custos das ações. “Investir em Mato Grosso do Sul, nas fronteiras do país com os grandes centros produtores de drogas é uma forma inteligente de se economizar recursos e otimizar resultados”, defendeu.

Combate a corrupção - Responsável por coordenar a rumorosa 24ª fase da operação Lava Jato, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi levado coercitivamente à sede da Polícia Federal, Flores afirma que o combate à corrupção segue entre as prioridades em Mato Grosso do Sul.

Em entrevista, o surpreendente citou que grandes operações, como a Lama Asfáltica - que investiga corrupção na administração do ex-governador André Puccinelli (MDB) desde 2015 - “caminham por si só” e não dependem de um gestor, mas sem de provas, decisões judiciais e das equipes de investigação.

“O que posso garantir é que a equipe de investigação da Lama Asfáltica tem prioridade sim. Naquilo que é necessário não só para investigar os crime que já foram revelados, como também outras eventuais investigações, nelas conexas ou não”, reforçou.

“Acho que é um dever de todos nós tentar impedir essa sangria de dinheiro público, que deveria estar sendo empregado a nossa educação, na nossa saúde, no prato de alimento escolar que muitas crianças dependem. Enfim, somos um país muito carente e o desvio de dinheiro público é um crime hediondo nesse sentido”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias