ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

"Poderíamos ter fechado acordo, mas médicos não abrem mão", diz odontóloga

Marta Brandão é presidente do SIOMS, a categoria está inscrita na mesma letra de reajuste dos representados pelo Sinmed

Lucas Junot | 24/06/2017 16:49
Presidente do Sindicato dos Odontólogos, Marta Brandão (Foto: Arquivo)
Presidente do Sindicato dos Odontólogos, Marta Brandão (Foto: Arquivo)

A presidente do SIOMS (Sindicato dos Odontólogos de Mato Grosso do Sul), Marta Brandão, também utilizou grupos de WhatsApp para expor o posicionamento da categoria, após reunião com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), neste sábado (24). Ela destacou a intransigência dos médicos em firmar acordo de reajuste, o que pode atrasar as negociações de pelo menos mais três categorias.

O conteúdo da mensagem deixa explícito que as negociações salariais de enfermeiros, odontólogos e veterinários só não evoluíram por conta da obstrução do presidente do Sinmed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul).

“As categorias dos odontólogos e enfermeiros têm a mesma linha de negociação. Poderíamos ter fechado acordo. Mas os médicos não abrem mão de valores de plantão o que dificulta anexação”, escreveu Marta.

A categoria representada por ela está inscrita na mesma letra dos médicos e veterinários [A15], de modo que a concessão para qualquer dos grupos repercute nos outros dois.

Ainda de acordo com a presidente do SIOMS, “se o projeto [de reajuste] dos enfermeiros e odontólogos for à Câmara, os médicos ameaçam entrar na justiça para aumentar o [salário] base deles sem anexar as produtividades, se baseando somente no aumento das nossas anexações”.

Depois de ouvir o posicionamento da Prefeitura, na reunião – que também contou com a presença do secretário municipal de finanças, Pedro Pedrossian Neto, Marta destacou que, caso a eventual ação dos médicos tenha sucesso, geraria impacto na lei de responsabilidade fiscal. “Juridicamente não existe isonomia neste sentido para que tal ação funcione, mas a proposta de ação judicial neste sentido causa uma preocupação ao município e as contas públicas”, advertiu.

Entenda o caso - Greve - Na terça-feira (20), os médicos da prefeitura anunciaram que entrariam em greve ao não conseguirem um acordo com a administração municipal. A categoria já rejeitou duas propostas de reajustes e segue sem aumento de salário.

A segunda proposta da prefeitura foi de 6% de reajuste no plantão e 30% na gratificação por desempenho. A discussão sobre o reajuste salarial já dura quase 2 meses, sendo que os médicos solicitaram aumento de 27,5%, inicialmente.

Eles alegam que o valor pedido corresponde à correção da inflação dos últimos 3 anos. No detalhamento dessa proposta, apresentado na terça, a categoria considerou a inflação de 22,94% de 1º de maio de 2014 a 29 de fevereiro deste ano, mais a inflação prevista para 2017, que é 4,15%.

A decisão da judicial saiu no começo da noite desta sexta-feira (23). Uma das ilegalidades apontadas pela PGM (Procuradoria Geral do Município) para barrar a greve foi de que não foram esgotados todas as negociações entre médicos e a prefeitura. Além disso, os salários dos profissionais está em dia.

Caso a decisão não seja cumprida, ficou estipulada uma multa diária de R$ 10 mil, que terão de sair do patrimônio pessoal do presidente do Sinmed, Flávio Freitas Barbosa, ao invés dos cofres do sindicato.

Veja a íntegra da mensagem enviada pela presidente do SIOMS:

“Caros colegas. A reunião acabou as 13h. Contou com a presença de vereadores, secretários e prefeito. As categorias dos Odontólogos e Enfermeiros tem a mesma linha de negociação. Poderiamos ter fechado acordo. Mas os médicos não abrem mão de valores de plantão o que dificulta anexação (para compensar na atenção básica). Se o projeto dos enfermeiros e odontologos for à camara, os médicos ameaçam entrar na justiça para aumentar o base deles sem anexar as produtividades se baseando somente no aumento das nossas anexações. Fato este que está gerando estudo juridico da prefeitura se isso é possível. Pois esta ação judicial, se obtivesse sucesso, geraria impacto que ultrapassaria a lei de responsabilidade fiscal e o geraria problemas ao municipio. Juridicamente nao existe isonomia neste sentido para que tal ação funcione, mas a proposta de ação judicial neste sentido causa uma preocupação ao municipio (e as contas públicas). Se o estudo juridico comprovar que não ha risco haverá o envio das propostas à Câmara (o que é justo, visto que nesta visão ter aumento somente para os medicos sem anexação não seria igualitário). Independente disto haverá nova reunião para fechamento de valores e/ou outras possibilidades de negociação. Diretoria SIOMS” [sic].

Nos siga no Google Notícias