ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

“Tem alvará para matar?”, questiona familiar de morto pela PM com 4 tiros

José Antônio Souza Prado, de 36 anos, morreu após atirar duas vezes contra policiais, segundo registrou a equipe da PM

Anahi Zurutuza e Clayton Neves | 19/12/2019 12:14
Familiares se despedem de José Antônio Souza Prado, no Cemitério do Cruzeiro (Foto: Henrique Kawaminami)
Familiares se despedem de José Antônio Souza Prado, no Cemitério do Cruzeiro (Foto: Henrique Kawaminami)

No velório de José Antônio Souza Prado, conhecido como “Cheiro”, de 36 anos, familiares oscilavam entre a tristeza e a revolta. A família quer explicações sobre como a PM (Polícia Militar) agiu na manhã de terça-feira (17) quando o homem foi morto, durante troca de tiros, segundo os policiais da Força Tática da 10ª CIPM (Companhia Independente da PM).

O confronto aconteceu por volta das 8h30 numa mata no Portal Caiobá, bairro da região sudoeste de Campo Grande.

Naquela manhã, o tenente Vinicius Duarte disse à imprensa que “Cheiro” é “velho conhecido da polícia”, por ter diversas passagens por furtos, roubos e tráfico. Em pesquisa no sistema on-line de consultas processuais do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o Campo Grande News encontrou quatro processos contra José Antônio, três deles por furtos cometidos na Capital e um por uso de documentos falsos em Rochedo. Segundo a família, o José Antônio era usuário de pasta-base de cocaína, talvez daí venha o apelido.

Segundo o PM, só na segunda-feira (16), o homem teria cometido quatro furtos e roubos na região do Caiobá. O policial disse ainda que o alvo andava armado e recentemente trocou tiros com a polícia.

Conforme o relato do tenente, naquele dia, após denúncia de que José Antônio andava pelo bairro, equipe foi até o local. Na Rua Poética, se depararam com “Cheiro” em uma bicicleta, tentaram abordá-lo, mas ele fugiu para uma mata, atravessando a Avenida Rosana Aparecida Espíndola Jordão. Policiais disseram que tentavam negociar a rendição do rapaz, quando ouviram dois disparos e reagiram.

Familiares deram entrevista, mas pediram para ter os nomes e grau de parenteso com “Cheiro” preservados (Foto: Henrique Kawaminami)
Familiares deram entrevista, mas pediram para ter os nomes e grau de parenteso com “Cheiro” preservados (Foto: Henrique Kawaminami)

Para a família, a história está mal contada. Os parentes dizem desconfiar que“Cheiro” tenha sido vítima de uma “perseguição seguida e execução”, pelo fato dele ter levado quatro tiros no peito.

Todos os que conversaram com a reportagem pediram para ter os nomes e grau de parentesco preservados por medo de possíveis retaliações, mas dizem que vão “até o fim” em busca de explicações, de uma investigação imparcial e justiça.

Um familiar disse que tudo o que eles ficaram sabendo foi pela imprensa ou por terceiros. Quase não tiveram contato com a polícia, mas dizem que vão atrás da delegacia responsável pela apuração e Corregedoria da PM.

“A polícia não tem algema para prender? Agora só resolve atirando nas pessoas? Mudou a lei? Agora é só pena de morte?”, questiona um dos familiares.

Outro parente afirma que é falsa a informação de que José Antônio andava armado, embora, segundo a polícia, arma tenha sido apreendida com ele depois da troca de tiros. “Ele tinha os erros dele, era usuário de drogas, mas nunca foi violento e nunca andou armado. É preciso esclarecer melhor, a gente quer saber a verdade, porque a dor de não saber o que aconteceu é a pior possível”.

Os familiares também questionam a quantidade de tiros. “Não tem ser humano que fique de pé com tiro de .40. Isso não entra na nossa cabeça. O que queremos é justiça. Se foi um erro dele, vamos entender, mas se não foi? Vai fica impune?”.

A dependência e a despedida – Segundo a família, José Antônio era o terceiro de sete irmãos e começou a trabalhar aos 9 anos, mas conheceu as drogas ao 17. Mesmo lutando contra a dependência química, foi atendente de açougue, trabalhador rural e operador de máquinas agrícolas.

No sistema do Judiciário, conta que “Cheiro” estava foragido desde 2014, quando cumpria pena no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira.

No velório, a não ser nos momentos de revolta, os familiares mantinham o silêncio. A reportagem acompanhou de longe o cortejo até o túmulo. O choro veio na hora da despedida, por volta das 10h desta quinta-feira (19).

Bicicleta que era usava por José Antônio quando ele foi abordado por PMs ficou no local (Fotos: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Bicicleta que era usava por José Antônio quando ele foi abordado por PMs ficou no local (Fotos: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Revólver encontrado com “Cheiro”, segundo a polícia; arma estava carregada com 4 munições e havia disparado dois tiros
Revólver encontrado com “Cheiro”, segundo a polícia; arma estava carregada com 4 munições e havia disparado dois tiros

Mais sobre a ocorrência – Segundo a PM, com José Antônio, policiais encontraram um revólver calibre 22 com quatro munições intactas e duas deflagradas. Com uma das munições, aconteceu o que a polícia chama de picote, quando há a tentativa de atirar, mas a arma falha.

O ferido chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A PM não divulgou quantos e onde foram os tiros que o atingiram. Também não detalhou onde “Cheiro” morreu, se em hospital ou a caminho do socorro.

Nos siga no Google Notícias