A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

10/12/2011 14:40

Avenida Afonso Pena de cara nova pela primeira vez em 101 anos

Paula Maciulevicius

Recapeamento foi entregue neste sábado, antes do tempo previsto

Projetada em 1910, avenida se tornou Afonso Pena seis anos mais tarde em homenagem ao presidente que aprovou o traçado da ferrovia de Campo Grande. (Foto: João Garrigó)Projetada em 1910, avenida se tornou Afonso Pena seis anos mais tarde em homenagem ao presidente que aprovou o traçado da ferrovia de Campo Grande. (Foto: João Garrigó)

Da Praça Newton Cavalcante ao Parque dos Poderes, os 7,8 quilômetros da avenida Afonso Pena tem em cada pedaço 101 anos de história que recém foram repaginados. A mais movimentada e principal via de Campo Grande se transformou em um tapete em apenas 76 dias.

As buzinas, luzes de carros e passos apressados dos pedestres foram parcialmente interrompidos desde o dia 17 de setembro, devido às interdições necessárias para o trabalho das máquinas.

Operadores e o maquinário, que fizeram parte da avenida por dois meses e meio, deram os últimos retoques na manhã deste sábado, no momento da inauguração do recapeamento. Depois disso o que se viu foram motoristas, motociclistas e ciclistas aproveitando a benfeitoria.

O trabalho foi entregue e a dúvida que fica é qual será o próximo trecho a ganhar cara nova. Questionado, o governador André Puccinelli (PMDB) respondeu “cabe ao prefeito definir para que nós interferirmos em conjunto”, alega.

O resultado do recapeamento entregue hoje faz parte do Balanço MS Forte. Para a revitalização da avenida foram orçados R$ 6,9 milhão. “Foi a união da classe política. Eu louvo a Câmara Municipal, a Assembleia e a Câmara Federal”, ressaltou Puccinelli.

Durante a inauguração, o que mais se sentiu foi o calor. E não é para menos. A temperatura máxima prevista de 32°C com certeza foi alcançada na manhã deste sábado. A explicação vem do próprio motivo de comemoração, o asfalto.

Em uma conversa com o engenheiro responsável pelo projeto, que demandou 50 profissionais e 12 máquinas, o asfalto sai da usina onde é feito beirando 150°C e mesmo depois de colocado, leva um dia até se resfriar.

“Na temperatura ideal ele tem que estar pelo menos em 120°C, abaixo disso fica ruim, ele não fixa”, explica Gerson Luiz Gomes.

O calor que vem da colocação do asfalto mostra, o material sai fervendo da usina. (Foto: João Garrigó)O calor que vem da colocação do asfalto mostra, o material sai fervendo da usina. (Foto: João Garrigó)

A dúvida que surgiu na cabeça de muitos motoristas foi da qualidade do recapeamento em relação as obras “tapa-buraco”. A diferença, segundo o engenheiro é devido o tamanho da área.

“O asfalto não tem diferença nenhuma, o que muda é a área pequena de um tapa-buraco, que é feito manual”, diz.

Para o recapeamento, o asfalto saía da usina próximo ao Inferninho, chegava no caminhão, era desovado na pista e compactado através de dois maquinários. Primeiro a vibro acabadora de asfalto e depois o que deixa a pista lisinha como um tapete, o rolo compactador que “chapa” material na via.

A garantia de que, faça chuva ou faça sol, a avenida não vai ter buracos vem do próprio engenheiro. “Não abre não, pode ter certeza”, diz Gerson Gomes.

Este foi o primeiro “banho” da avenida Afonso Pena, projetada em formato de rua na década de 1910. Afonso Pena foi antes avenida Marechal Hermes. A troca de nomes só aconteceu seis anos depois, por iniciativa do vereador Francisco Vidal em homenagem ao presidente que aprovou o traçado da ferrovia de Campo Grande.

O nome da avenida vem de Minas Gerais. Afonso Augusto Moreira Pena nasceu em 30 de novembro de 1847 e foi presidente da República de novembro de 1906 a junho de 1909.

Formado em Direito, o mineiro Afonso Augusto Moreira Pena começou a carreira política como deputado pelo Estado de Minas Gerais em 1874. Posteriormente foi deputado federal, ministro, governador de Minas Gerais, vice-presidente de Rodrigues Alves, até que em 15 de novembro de 1906 foi elevado à presidência. 

Trecho da Afonso Pena é interditado para inauguração do recapeamento
A avenida Afonso Pena está interditada próximo ao acesso à Via Parque, onde às 9h será realizado o ato de inauguração do recapeamento, programado par...
Recapeamento da avenida Afonso Pena será inaugurado neste sábado
Será inaugurada neste sábado, às 9h, a obra de recapeamento ddos 7,8 quilômetros da avenida Afonso Pena. Além da via, as principais alças de acesso t...


Parabens. Pena que tem poucas fotos, para mim q estou aqui em Hamburgo na Alemanha. Gostaria de ver mais...
 
Antonio Cruz em 11/12/2011 06:52:54
si a pista não foi drenada, vai ter buraco sim, pode ter certeza.
 
Gilberto DIAS em 11/12/2011 06:19:40
A questão é que a grande maioria da população nunca esta satisfeita com os serviços que o governo do nosso Estado nos presta. Estão sempre argumentando obstaculos. O recapeamento da Afonso Pena ficou nota 10, parabéns!!
 
Douglas Rodrigues em 11/12/2011 04:05:32
VALEU A PENA! FICOU LINDA.
 
OSVANIR ALVES FERREIRA em 10/12/2011 05:23:30
Parabéns, autoridades e povo campograndense,a avenida já precisava desta reforma geral.
 
antonio costa em 10/12/2011 05:14:15
Em 1874 Minas Gerais era uma Província e não um Estado.
 
Juvenal Coelho Ribeiro em 10/12/2011 03:29:56
Prá C. Grande ter uma rua asfaltada precisamos que o governo do Estado a fizesse. Nas demais temos remendo de asfalto. Prá onde vai o dinheiro arrecado pelo municipio. Não há sinalização na Ernesto Geisel, que também está cheia de buracos perto do Guanandizão e na Cabreuva. Perigo para os motoristas que por ali passam.
 
Juvenal Coelho Ribeiro em 10/12/2011 03:28:39
Ficou muito bom o recapeamento, mas, acredito que a Afonso Pena merecia ter suas faixas de rolamento alargada. Dificilmente se verá uma intervenção dessas e, o tráfego ali é muito intenso, demandando mais espaço. Outro fator é, que, a AGETRAN tá querendo inventar congestionamentos quando limita a velecidade máxima em 50 KM hora em vias rápidas como a do aeroporto de Campo Grande.
 
Antonio Marcos em 10/12/2011 03:19:20
O recapeamento da avenida Afonso Pena foi um ótimo presente que a população ganhou, além de poupar a suspensão de nossos veículos não podemos deixar de registrar que a avenida ficou mais bonita com o novo asfalto, reforma de canteiros, etc. É o nosso cartão visita para os turistas que chegam a cidade. PARABÉNS ao Governador e o Prefeito pelo bonito trabalho.
 
NELSON CHAIA JUNIOR em 10/12/2011 03:07:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions