ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

A cada 10 pessoas, três dão positivo para covid em Centro de Testagem da Capital

Procura aumentou desde o Natal, levando a aumento de 300% nos atendimentos

Adriel Mattos e Mirian Machado | 07/01/2022 10:45
Filas continuam enormes no local. (Foto: Henrique Kawaminami)
Filas continuam enormes no local. (Foto: Henrique Kawaminami)

O Centro de Testagem Covid-19, no Centro de Campo Grande, continua com alta demanda de atendimento nesta sexta-feira (7). Desde o Natal, a procura por testes aumentou no local.

Ontem, quinta-feira (6), foram realizados 592 testes, sendo que 200 deram resultado positivo, o que representa 33,78% do total. Ou seja, a cada dez pessoas, três são diagnosticadas com o vírus.

A enfermeira Lina Ribeiro voltou a recomendar que o público procure teste nas unidades de saúde para evitar as longas filas que vem sendo registradas nos últimos dias. “Faça o isolamento por conta própria por dez dias. Tem muita gente vindo fazer o teste sem sintoma”, relatou.

Outro problema apontado pela profissional é que as pessoas não tem observado o distanciamento de 1,5m na fila, gerando aglomerações. “Estamos permitindo a entrada de cinco de cada vez, fazendo as fichas manualmente para agilizar o atendimento”, disse Lina.

O local distribuía 200 senhas ao dia até a semana. A demanda forçou a ampliação para 800 atendimentos, 300% a mais.

Jonathan de Oliveira foi fazer teste após o primo dar positivo. (Foto: Henrique Kawaminami)
Jonathan de Oliveira foi fazer teste após o primo dar positivo. (Foto: Henrique Kawaminami)

O jardineiro Jonathan de Oliveira Victório, de 39 anos, mora com primos e amigos. “A esposa do meu primo testou positivo ontem e, por isso, vim fazer o teste”, comentou.

Wellington Silva, de 25 anos, foi com o padrasto após a mãe ser diagnosticada com a doença causada pelo novo coronavírus. “É a terceira vez que ela pega, mas a gente nunca pegou. Muita gente já abandonou as máscaras, acho que isso fez aumentar”, disse.

O vendedor ainda lembrou que as variantes preocupam. “Agora, a gente ainda tem que se preocupar com as variantes, com a gripe e a dengue”, lamentou.

A Defesa Civil emitiu alerta após um aumento de casos no Estado. Em menos de 24h, o número de casos de covid-19 confirmados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) saltou de 100 para 821 pessoas contaminadas.

O alerta traz a mensagem do aumento significativo de pessoas infectadas pela doença e pede prevenção. “Proteja-se, use máscara e vacine-se. Evite aglomerações”, diz a mensagem via celular.

Nos siga no Google Notícias