A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

22/09/2012 12:18

A poucas horas de inaugurar, na Praça Ary Coelho ritmo de trabalho é acelerado

Paula Maciulevicius e Helton Verão
Flores entre o coreto recém reformado na Praça Ary Coelho. (Foto: Minamar Júnior)Flores entre o coreto recém reformado na Praça Ary Coelho. (Foto: Minamar Júnior)

Na Praça Ary Coelho, antes dos pés dos curiosos adentrarem para ver como ficou o espaço depois da revitalização, quem passa pelo chão são as vassouras. O barulho do varrer é de um movimento contínuo, que contra o ponteiro do relógio, tenta deixar a praça um brinco.

Na manhã deste sábado, a poucas horas da inauguração, 120 trabalhadores estavam em ritmo acelerado, limpando a sujeira que um ano de obra deixaram. A revitalização da praça, estimada em R$ 1 milhão começou em setembro de 2011.

A engenheira responsável pela obra, Fernanda Loma, afirmou que estava tudo dentro do previsto, em ritmo aceleradíssimo. “A chuva de ontem não estragou nada, só espalhou terra e o que estava amontoado”, disse. Para hoje, mais terra foi trazida.

A previsão é de finalizar os serviços antes do ponteiro marcar 17h30, horário programado da cerimônia de inauguração. Os fogos para o show pirotécnico já estão a postos, mas ainda um pouco distante da praça, por recomendação do Corpo de Bombeiros. O show terá 15 minutos de duração.

Engenheira responsável pela obra, Fernanda Loma, assegurou que os últimos detalhes ficariam prontos antes das 17h30. (Foto: Minamar Júnior)Engenheira responsável pela obra, Fernanda Loma, assegurou que os últimos detalhes ficariam prontos antes das 17h30. (Foto: Minamar Júnior)

A curiosidade despertou dois personagens na cidade. Haroldo Borralho, 58 anos e Maria Rita Barcelos, 59 anos. Ele, representante do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares) e ela da Abccon (Associação Brasileira da Cidadania e Consumidor de MS).

Admirando, eles diziam relembrar os velhos e bons tempos de praça, mas admitem que com a mudança dos anos, era preciso também reforçar a segurança. Na memória da Haroldo, a praça Ary Coelho ainda é aquela dos anos 60, quando ele comia pastel ou tomava sorvete acompanhado da família. Vendo como ficou, agora o discurso é puxando a orelha dos campo-grandenses.

“A população precisa se conscientizar e cuidar da praça”.

Para Maria Rita, que costuma pegar ônibus no centro à noite, correr o risco de roubo e assalto pode diminuir com a nova fase da praça.

“Esperamos estar bonita, iluminada. É uma nova fase da praça, inédita. A cidade vive hoje outra realidade, por isso é um novo momento para a praça”, completou o casal.

O chafariz revitalizado. As portas já estão abertas para os curiosos, mesmo antes da inauguração. (Foto: Minamar Júnior)O chafariz revitalizado. As portas já estão abertas para os curiosos, mesmo antes da inauguração. (Foto: Minamar Júnior)

Acompanhando de perto os últimos detalhes estava também o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade. Segundo ele, por enquanto os pontos de ônibus de fácil acesso, distribuídos entre as ruas que circulam a praça devem continuar sem os cercados. A novidade é que o órgão estuda reforçar as linhas de ônibus executivos.

“Por dia 70 mil pessoas circulam pela praça, utilizando o transporte público, cerca de 5 mil passam pelos pontos. Na medida em que a praça ficar mais segura, mais bonita e iluminada, nos sentimos necessitados de corresponder com o transporte também”, concluiu.

Reinauguração - De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a cerimônia irá contar com espetáculo de queima de fogos e a apresentação da nova fonte luminosa, que promete surpreender o público com show de cores e luzes.

A Praça Ary Coelho recebeu pergolado com estrutura em madeira, iluminação moderna, parquinho com piso de avançada tecnologia, sem areia. A maior novidade será o chafariz com fonte d’água com sistema de iluminação e sonorização aos moldes internacionais. Com funcionamento eletrônico, a fonte recebeu 120 lâmpadas de led e vai funcionar automaticamente no ritmo de sons. A iluminação em led é de útima geração e com vida útil mais longa.

O grupo da Terceira Idade ganha uma área especial com academia ao ar livre e local reservado com mesinhas de dama e xadrez embaixo das árvores, na tranquilidade da sombra.

A Praça Ary Coelho, de 10 mil m² de área, recebeu novo calçamento e conta com banheiros reformados – localizados embaixo do novo coreto que retoma a história do local. Fechada com grades, a praça terá cinco entradas, uma em cada esquina e horário de abertura e fechamento ao público das 5h da manhã às 22h. Esta foi a 16ª reforma feita na praça.



Parabens pela praça ficou linda, sou Sul Matogrossense
moro em Porto Alegre há 06 anos - quando for a Campo Grande vou visitar com certeza. abraços.
Lucy Caramalac
 
lucy caramalac em 22/09/2012 12:33:55
Parabéns Campo Grande, por mais
um linda praça. Que é o pulmão da cidade. Agora sò depende de nós, conservando e mantendo limpa!!!!!
 
Luzia katia Gonçalves em 22/09/2012 10:51:50
Sou nascido e moro aqui em Campo Grande, tenho 27 anos, e minha lembranca de infancia era de comer pipoca e ver as aguas dancantes da fonte luminosa, sinto saudade deste tempo. Mas pelo pouco que vi nos testes da fonte de ontem a noite, essa minha saudade esta perto de saciar. Finalmente um grande valor de dinheiro foi bem investido para nossa imagem da cidade.
 
Allan Negromonte em 22/09/2012 03:55:30
nossa eu adorei mesmo pque parece que vai voltar o tempo que eu e meu marido combinava de se encontrar na praça e namorar, legal tranquilo c/ segurança pque o que a praça se tornou de uns tempos p/ cá era um ponto de drogados Deus quera que não repita,isso e sim de encontros , lugar maravilhoso p/ encontro amaroso de amigos um ponto de referencia p/ vc encontrar alguêm ai sim !!!! vai ser dez..
 
cicera maria da conceiçao em 22/09/2012 03:52:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions