ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Abandonado há 6 anos, antigo prédio do Incra pode virar Batalhão da PM

Local está abandonado e equipe de reportagem chegou a ser ameaçada enquanto verificava denúncia de moradores no local

Clayton Neves | 01/10/2019 16:58
Fachada do prédio do Incra, localizado na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. (Foto: Marina Pacheco)
Fachada do prédio do Incra, localizado na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. (Foto: Marina Pacheco)

Fechado desde 2013, depois de ter as condições reprovadas pelo Corpo de Bombeiros, o antigo prédio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) virou problema na principal avenida de Campo Grande. Abandonado, o local é hoje ponto de usuários de drogas. Além do cheiro forte de urina, o imóvel localizado na Avenida Afonso Pena acumula sujeira e gera reclamação de moradores e comerciantes, que pontuam aumento da criminalidade na área, principalmente durante a noite.

Nossa equipe de reportagem foi até o local na manhã desta terça-feira (1º), depois de receber denúncias de quem passa por lá. Mesmo do lado de fora é possível identificar sinais da deterioração do espaço. Apesar da sujeira evidente, fomos informados por um homem que estava na frente do prédio que as instalações estão preservadas, e que uma moradora estaria “cuidando” de tudo.

Tentamos falar com quem seria a responsável pela “ordem” no edifício, mas fomos intimidados pela mulher que apresentava sinais de embriaguez, e prometeu esfaquear quem tentasse entrar. Aos gritos, ela afirmou ter as chaves do imóvel e disse ter autorização da Polícia Militar para permanecer no local.

De acordo com Claudemir de Melo Domingos Braz, comandante do Batalhão da PM na área do Centro, a segurança do prédio é atribuição da Polícia Federal, sendo que a Polícia Militar pode interferir apenas em situações em que crimes estejam acontecendo.

Ele explica que o Incra ofereceu o prédio para o Governo do Estado, e que a intenção é de que no local funcione a sede do 1º Batalhão da PM. “O prédio foi cedido há uns dois anos e agora tudo está na fase de aprovar a documentação porque precisa da aprovação de Brasília, por tratar-se de um órgão federal”, explica. A expectativa é de que até o ano que vem o projeto seja concretizado.

Desativado - Depois de sediar por mais de 15 anos a sede do Incra, o prédio na Avenida Afonso Pena foi considerado sem acessibilidade e condições de trabalho, conforme o relatório do MPT (Ministério Público do Trabalho). A mudança aconteceu para cumprir um TAC (Termo Ajustamento de Conduta)  e o órgão foi transferido para o Shopping Marakech.

O Campo Grande News solicitou informações sobre o destino do prédio ao Incra, mas não obteve resposta.

Prédio tem vidros quebrados e sujeira. (Foto: Paulo Francis)
Prédio tem vidros quebrados e sujeira. (Foto: Paulo Francis)
Endereço é privilegiado, na Avenida Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)
Endereço é privilegiado, na Avenida Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias