ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

ABCG espera para fevereiro resposta sobre fiscalização na Santa Casa

Aline dos Santos | 27/01/2012 14:10

A ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), dona da Santa Casa, espera para fevereiro uma nova decisão sobre o cumprimento da sentença que determinou a interdição judicial no hospital, que desde 2005 está sob administração do poder público.

Na última quarta-feira, a diretoria da Santa Casa se reuniu com o juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Amaury da Silva Kuklinski. A ABCG cobra que seja cumprida a sentença judicial onde foram estipuladas medidas administrativas para a junta interventora da Santa Casa.

O presidente da ABCG, Wilson Teslenco, questionou a dívida do hospital. Uma das medidas que deveriam ser cumpridas seria zerar o déficit do hospital. De acordo com Teslenco, hoje a dívida chega aos R$ 120 milhões e a junta interventora realizou empréstimo no valor de R$ 14 milhões.

Também foi questionada a redução no número de funcionários. Conforme a ABCG, antes da intervenção eram 2.259 funcionários e hoje são pouco mais de 900. Ainda de acordo com a ABCG, o magistrado comentou que não sabia da mudança feita na junta interventora, realizada no ano passado com o pedido de demissão do então presidente Jorge Martins.

A associação propôs ao magistrado a inclusão de membros da diretoria no hospital para realizar a fiscalização administrativa.

O prazo da intervenção termina em 2013. Em abril do ano passado, o magistrado alegou em despacho que a intervenção não alcançou os objetivos esperados, porém, não caberia ao judiciário realizar a fiscalização do hospital e sim ao TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Conforme a associação, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Fernando Mauro Marinho, confirmou a responsabilidade do magistrado de fiscalizar e fazer cumprir as medidas administrativas.

Nos siga no Google Notícias