A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Janeiro de 2018

24/01/2013 09:29

Ação para pacientes e familiares com hanseníase acontece amanhã

Paula Vitorino

Nesta sexta-feira (25), diversas atividades serão realizadas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Tarumã - rua Arai, 106 - para familiares e pacientes portadores da hanseníase. A ação começa às 8h, com atividades educativas e orientações sobre saúde.

Durante o evento os profissionais da saúde irão explicar à população os sinais e sintomas da doença com distribuição de panfletos, realização de palestras educativas, e orientações sobre diagnóstico e tratamento com o objetivo de proporcionar diagnóstico precoce e assim diminuir as sequelas da doença.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, que atinge pele e nervos. É considerada como uma das doenças mais antigas que acometem o homem, com referências de 600 a. C.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque.

“É importante que ao perceber alguns destes sinais e sintomas, o paciente procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para exame da pele e nervos” informou a Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica, Erci Harumi Hirota.

A transmissão acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamados de contatos.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions