ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Acelerador linear do Hospital do Câncer será entregue dia 4 de julho

Além do Hospital do Câncer, o Hospital Regional também receberá o equipamento oncológico com assinatura de ordem de serviço também dia 4

Izabela Sanchez e Mirian Machado | 24/06/2018 10:40
Equipamento deve começar a funcionar no final de julho (Arquivo/Campo Grande News)
Equipamento deve começar a funcionar no final de julho (Arquivo/Campo Grande News)

O acelerador linear, equipamento de radioterapia, tão esperado por pacientes doo Hospital do Câncer de Campo Grande, será entregue no dia 4 de julho. O tratamento de oncologia com o uso do equipamento deve começar no final de julho, segundo o secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Coimbra. O acelerador tem um custo de R$ 5 milhões

O equipamento tem como função emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos contra o câncer, deveria ser inaugurado em abril, mas segundo o secretário, falta de recursos humanos para a instalação provocaram a demora. “A finalização da obra do banker dentro do hospital foi concluída, mas toda a instalação desse equipamento precisa vir uma empresa do fabricante. Essa empresa eles têm 3 equipes no mundo inteiro”, explicou.

“Então a equipe que a gente conseguiu trazer pra cá, o hospital que trouxe pra cá, foi uma equipe da Austrália. Então em razão dessa escassez de material humano pra instalação desses equipamentos, que a gente conseguiu agora terminar”, complementou.

Além do Hospital do Câncer, no dia 4 de julho a secretaria assina uma ordem de serviço para instalar o mesmo equipamento no Hospital Regional. Conforme explicou Coimbra, o aparelho amplia para 3 o número de turnos de tratamento, e contempla, dessa forma, mais pacientes.

O secretário também declarou que espera que a fila, que hoje é de 140 pessoas, acabe daqui a seis ou oito meses. No último ano o serviço foi transferido para clínica particular durante obras de instalação.

“Então esse equipamento novo, que é um equipamento que tem peças de reposição vai poder fazer terceiro turno e dobrar, praticamente, o atendimento. Então terão atendimentos na parte da manhã, tarde e noite e a gente pretende dobrar os atendimentos feitos pelo hospital”.

Nos siga no Google Notícias