ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

ACP esperar reverter decisão para retomar eleição amanhã

Eduardo Penedo | 18/11/2014 20:02

A Comissão eleitoral da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) entrou com uma ação contra a liminar que suspendeu o processo eleitoral dos educadores, mas foi indeferido pela Justiça. Na tarde desta terça-feira (18), a comissão da ACP entrou novamente com uma nova ação e um agravo para que as eleições do sindicato sejam realizadas.

Ontem, o juiz Alexandre Corrêa Leite acatou o pedido de tutela de urgência feita por Roberto Benedito Ferreira que faz parte da “Independente para Fiscalizar”, que aponta supostas irregularidades, na qual a diretoria estaria favorecendo uma das chapas, com envio de correspondências à casa dos associados antes mesmo da inscrição das chapas.

Segundo o presidente da ACP, Geraldo Alves, a comissão eleitoral do sindicato entrou com uma ação na manhã de hoje na Justiça para tentar barrar a liminar que suspende o pleito eleitoral dos educadores, mas foi negado. Já hoje à tarde, os advogados do sindicato entraram novamente com uma ação e esperam que até amanhã seja apreciada pela justiça. “ A Comissão espera que seja julgado amanhã pela manhã. A tarde terá a posse no Tribunal de justiça. Estamos no aguardo”, explica Geraldo.

Segundo a sentença do magistrado, "São questões que devem ser dirimidas a fundo por ocasião da instrução do feito, sendo que os fatos narrados na exordial somente serão esclarecidos com a dilação probatória. Entretanto, ante aos indícios concretos de que a chapa do requerente foi prejudicada, é cauteloso suspender o processo eleitoral, a fim de que os interesses de todos os membros do Sindicato sejam resguardados", diz o juiz na decisão.

Ainda segundo ao processo há indícios de que o atual presidente da ACP, Geraldo Gonçalves, teria indicado duas pessoas para presidir a comissão eleitoral. Consta no processo que há denúncias do favorecimento de uma das chapas em detrimento das demais. "Haja vista o envio de correspondências à casa dos associados antes mesmo da inscrição das chapas, enquanto a chapa integrada pelo autor teve acesso à lista dias depois da inscrição. Tais fatos e circunstâncias são hábeis a formar uma convicção inicial acerca da probabilidade do direito do autor, tornando recomendável à concessão da tutela de urgência pretendida", conclui o juiz.

A eleição da nova diretoria do sindicato ocorre em um período conturbado para os educadores que estão em greve desde o dia 7 de novembro deste ano. Os professores exigem o reajuste de 8,46%, que está previsto em lei aprovada em maio do ano passado. No entanto, na sexta-feira, o Tribunal de Justiça concedeu liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade para suspender a lei a pedido do prefeito Gilmar Olarte (PP).

Ele também conseguiu liminar para obrigar 80% dos docentes a voltarem às salas de aula. A ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) pode pagar multa de R$ 25 mil por dia que descumprir a decisão. A entidade recorreu contra as duas decisões.

Nos siga no Google Notícias