ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Acúmulo de lixo atrai ratos e revolta moradores no Jardim Indianápolis

Situação acontece há dois anos e residentes reclamam por falta de assistência do município no caso

Natália Olliver | 14/09/2022 17:56
Acúmulo de lixo atrai ratos e revolta moradores no Jardim Indianápolis

O acúmulo de lixo reciclado localizado no bairro Jardim Indianápolis, entre as ruas Marcílio Gasparine e rua Professora Odete Trindade, tem revoltado moradores da região há, pelo menos, dois anos. A presença do material atrai ratos, que invadem o forro das casas e defecam nas residências.

A denúncia foi encaminhada ao Campo Grande News, através do canal Direto das Ruas. Um dos moradores, que não quis se identificar com medo de represálias, relatou à reportagem que os vizinhos coletam o reciclado para a venda.

“Aqui tem um terreno abandonado e os vizinhos que vendem sucata, queimam fios, aí fica um cheiro podre aqui. Isso tem uns dois anos já. Além disso, tem muito bicho, escorpião, muito rato. Eles invadem o forro e cai fezes de rato direto”, comentou.

Segundo o denunciante, o medo é constante na rua porque os catadores de reciclado ameaçam os vizinhos. “Eles ficam falando que vão meter bala em quem denunciar. Que quem colocar lixo ali também, a bala vai comer”. acrescentou.

Conforme o apurado, os moradores já contataram a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), para verificar a situação e tomar as devidas providências. Entretanto, ainda não foram atendidas pela pasta.

“A gente se sente constrangido porque eles estão aqui para ajudar e a gente não tem como falar, porque eles não ajudam. Não tão nem aí pra gente. Eles não tomam providência. Falam que está anexado e que podem vir a qualquer hora”, pontuou.

Em resposta, a Sesau informou que, como as denúncias foram feitas de forma anônima e o denunciante não possui o número do protocolo de atendimento, não há como identificar com precisão qual o status do pedido.

Entretanto, enfatizou sobre a necessidade da formalização das denúncia, para que sejam encaminhadas aos setores responsáveis. Além disso, também ressaltou que é importante que o denunciante detalhe o endereço e dê referências do local.

"Cabe esclarecer que estas demandas fazem parte de um cronograma que é estabelecido pelos setores para que seja programada uma inspeção no local. E, constatada qualquer irregularidade ou transgressão ao código sanitário municipal, o proprietário do imóvel é notificado e autuado, podendo ser multado e responder administrativamente e criminalmente", ressaltou.

De acordo com a pasta, a multa prevista no código sanitário para infrações é de R$ 100 a R$ 15 mil dependendo da gravidade.

A Secretaria salientou que irá encaminhar a denúncia diretamente para tentar dar mais celeridade ao processo.

Direto das Ruas - A situação chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. 

Nos siga no Google Notícias