ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Adolescente de 15 anos é denunciado por apologia ao nazismo em grupo do IFMS

Estudante encaminhou figurinhas de Adolf Hitler e da suástica em grupo de colegas de curso

Silvia Frias | 06/06/2022 11:19
Figurinhas enviadas pelo adolescente em grupo de estudo, que geraram denúncia. (Foto: Reprodução)
Figurinhas enviadas pelo adolescente em grupo de estudo, que geraram denúncia. (Foto: Reprodução)

Adolescente de 15 anos foi suspenso por três dias após infringir regulamento do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), sob denúncia de apologia ao nazismo. O garoto encaminhou no grupo de WhatsApp figurinhas de Adolf Hitler e também teria feito ameaças aos colegas do curso de Eletrotécnica.

O caso aconteceu em fevereiro deste ano, no mesmo período de outra denúncia que causou polêmica no IFMS: o de ameaças e injúria racial cometidos por estudante de 18 anos contra três colegas, dois deles, negros.

A denúncia de apologia ao nazismo chegou ao Campo Grande News depois que a recomendação do IFMS foi pela suspensão de até três dias do adolescente.

Relatório indicou suspensão de até 3 dias. (Foto: Reprodução)
Relatório indicou suspensão de até 3 dias. (Foto: Reprodução)

A reportagem teve acesso ao relatório disciplinar feito pelo instituto, no dia 14 de fevereiro deste ano. Em conversa no grupo de Whats “Eletro – 2112”, do curso de Eletrotécnica, o adolescente responde a um comentário sobre mandar “figurinhas do mito” enviando quatro stickers com imagens de Adolf Hitler e da suástica que se tornou símbolo do III Reich e do Partido Nacional-Socialista alemão.

Este conteúdo foi copiado e encaminhado na denúncia, que consta no relatório.

Sem antecedentes de indisciplina no IFMS, a avaliação foi que o adolescente fosse punido com até três dias de suspensão, com base na infração dos artigos 4 e 5 do regulamento disciplinar (XII - Proceder de forma a não ferir a integridade física e moral das pessoas no âmbito do IFMS e IV - Praticar bullying, cyberbullying ou qualquer tipo de discriminação seja social, econômica, etária, de gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual, opção religiosa ou de qualquer outra natureza).

A reportagem confirmou a veracidade da denúncia enviada ao Campo Grande News e entrou em contato com alguns pais e alunos, mas ninguém quis falar sobre o assunto.

A informação é que o adolescente não teria se limitado aos stickers no grupo: também teria dito que conseguiu acesso aos dados pessoais dos colegas e pais, os intimidando para que não denunciassem mais o caso.

A assessoria da Polícia Civil confirmou que nenhuma denúncia foi encaminhada para investigação.

A reportagem também entrou em contato com o IFMS para saber se foram tomadas outras providências e aguarda retorno para atualização deste texto.

Nos siga no Google Notícias