A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

27/06/2013 18:50

Advogado quer apoio da PF para que índios deixem fazenda Esperança

Evelyn Souza e Jéssica Benites

O advogado da Fazenda Esperança, Niuton Ribeiro, disse nessa quinta-feira (27), que acionou a Justiça para que os índios deixem a propriedade que está invadida desde o dia 30 de maio.

“O prazo está terminando e a decisão diz que se eles não saíssem até hoje, teriam que sair a força. Quero que a Justiça mobilize a Polícia Federal para que eles tomem providências”, disse o advogado.

Niuton falou com a imprensa enquanto deixava o prédio da Governadoria, em Campo Grande.

Durante conversa com o Campo Grande News, o advogado dos indígenas, Luis Eloy disse que quando a questão da reintegração de posse da Fazenda Esperança surgiu na reunião, o superintendente da Polícia Federal, Edgar Paulo Marcon, foi questionado pelo governador, André Puccinelli.

“ O superintendente falou que até agora não recebeu nenhum comunicado da justiça em relação ao final do prazo”, disse Eloy.

Segundo ele, pelo o que presenciou, nenhuma decisão sobre a reintegração da propriedade deve ser tomada nos próximos dias. " O impasse só deve ser resolvido, na segunda-feira", concluiu.

Reintegração – A Fazenda Esperança em Aquidauana está ocupada por indígenas desde o dia 30 de maio. No último dia 18 deste mês, o juiz Renato Toniasso da 1ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande aceitou o pedido de reintegração de posse da área e deu prazo de 10 dias para a Funai (Fundação Nacional dos Índios) retirar os índios da fazenda.

A ordem para os índios saírem das terras vence nesta quinta-feira (27), mas em uma assembleia geral de caciques realizada ontem (26), as lideranças decidiram ficar na propriedade e resistir mesmo se houver presença da Polícia Federal no cumprimento da reintegração.

O promotor Emerson Kalif afirmou que a Funai e o MPF pediram à Justiça que o prazo seja estendido para que haja diálogo com os índios e que eles possam sair da propriedade de forma pacífica.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions