A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

27/05/2011 23:16

Aero Rancho completa 22 anos com população recorde em Campo Grande

Paula Maciulevicius

Bairro passou as Moreninhas em número de habitantes e já paga preço alto por se tornar grande centro

Para atender população de mais de 35 mil habitantes, bairro oferece de tudo e se prepara para aniversário de 22 anos. (Foto: Arquivo)Para atender população de mais de 35 mil habitantes, bairro oferece de tudo e se prepara para aniversário de 22 anos. (Foto: Arquivo)

Para surpresa de moradores, que até pouco tempo acreditavam que as Moreninhas era o bairro que mais concentrava população, isso é um engano. O Aero Rancho, que completa neste final de semana 22 anos mostra que tem motivos para comemorar, com população recorde em Campo Grande, o bairro mais parece uma cidade.

Com mais de 35,3 mil habitantes, o Aero Rancho ocupa o primeiro lugar no ranking de habitação, assim como os grandes centros, a região já paga caro pelo desenvolvimento. Segundo dados de 2007 do IBGE, o bairro conquistou o posto de mais habitado, deixando as Moreninhas no 4º lugar, com 22,3 mil moradores.

Surpresa para moradores como o “seo” Milson, que foi um dos primeiros a habitar a região.

Não se sabe dizer se o desenvolvimento do Aero Rancho acompanhou a população, ou vice-e-versa, mas Milson mostra o carinho que tem com o bairro. Quando mudou, há 22 anos, a casa só tinha dois quartos, sem piso, sem muro e nem reboco. Hoje, afirma que ele e a família se desenvolveram junto com a área.

Um dos primeiros moradores a habitar Aero Rancho relembra como cresceu com o bairro (Foto: Simão Nogueira)Um dos primeiros moradores a habitar Aero Rancho relembra como cresceu com o bairro (Foto: Simão Nogueira)

“Tenho um sobradinho, quando vim para cá, minha filha caçula tinha 2 anos, agora ela tem 24 e é mãe, tem uma família. Eu criei meus quatro filhos neste bairro, nós crescemos com o Aero Rancho”, diz.

Questionado sobre o que tem para comemorar esses 22 anos, ele responde de primeira: pelas melhoria, primeiro foi o asfalto. Onde é a Ernesto Geisel, o eletricista Milson conta que quando mudou só tinha córrego, e hoje “é essa beleza”, admira.

Bairro grande mas que carrega em si características de vilarejo, local onde todo mundo se conhece. “Boa parte da vizinhança ainda é daquela época é muito bom morar tanto tempo em um lugar, por causa das amizades antigas”.

Assim como Milson, outros moradores já repararam que com o bairro crescendo cada vez mais, não precisa ir longe para fazer coisas de casa, os serviços batem à porta.

“Foram criadas empresas aqui dentro. Tem terminais de todos os bancos, postos de gasolina, Polícia, hospital, tem tudo”, comenta o morador e um dos organizadores do aniversário do bairro, Robson Martins.

O conjunto habitacional Aero Rancho teve a primeira etapa entregue em 11 de outubro de 1988, mas só foi inaugurado no dia 27 de maio de 1989, com a entrega do dobro das casas.

Nos primeiros anos, os próprios moradores relatam a dificuldade que era o acesso à região.“Era caótico, ninguém entrava aqui. Faltava segurança, transporte. Os moradores do Coophavila II ficavam bravos, porque nós usávamos os ônibus do bairro, e entrava com lama”, relembra Robson.

Depois de 22 anos, o Aero Rancho ganhou outra cara. O desenvolvimento trouxe também outros problemas, ocupando o lugar da falta de infra-estutrura. Questões que antes eram vistas apenas nos grandes centros, como assaltos, jovens em meio às drogas, agora viraram rotina, mas não faz com que os moradores deixem a peteca cair.

A aposentada Neide dos Santos, 71 anos, diz não acreditar na evolução que vivenciou. “Aqui não tinha asfalto, eu tinha até medo de olhar para o lado do córrego, só tinha mato e escuro. Não dá nem para crer que hoje a Ernesto Geisel, que é pertinho, é uma das principais avenidas de Campo Grande”, ressalta.

O crescimento da área afugentou uma característica dos pontos de ônibus do bairro. O hábito de muitos moradores andarem com sacolinhas plásticas nos pés, porque as vias não eram asfaltadas, parece não acontecer mais.

“Há uns 10 anos, eu ia de sacolinha no pé, você olhava no ponto até parecia supermercado de tantas que tinham”, brinca.

Portões abertos e crianças brincando, cena que aos olhos de dona Neide quase não se repetem. (Foto: Simão Nogueira)Portões abertos e crianças brincando, cena que aos olhos de dona Neide quase não se repetem. (Foto: Simão Nogueira)

Ao mesmo tempo em que o desenvolvimento trouxe valorização à região, deixou cada vez mais a vizinhança na retaguarda. A moradora conta que apesar de ter o bairro no coração, os vizinhos já não são mais como antes. “Amo o Aero Rancho, mas antigamente todo mundo se unia mais, não tinha portão alto, muro grande, agora eles fecharam as casas, os vizinhos estão mais fechados mesmo”,

detalha.

Um dos organizadores da festa preparada para comemorar o 22° aniversário, Robson Martins, descreve os problemas que o bairro enfrenta. “Saúde e a segurança, que é generalizada, não é só no Aero Rancho, é uma questão nacional”, confirma.

O Aero Rancho agora tão populoso e que parecia distante do centro da cidade não leva mais que cinco minutos até o centro, de carro, explica ele. Os benefícios dos avanços também trouxeram consigo as consequências. “O IPTU pode dizer que dobrou. Hoje 30% dos moradores tem dívidas na prefeitura”, acrescenta sobre o preço que se paga.

Crescimento, desenvolvimento e evolução mudaram aos poucos, a identidade do bairro. Robson explica que no começo, quando a comunidade era chamada para uma reunião, 100% dos moradores aderiam a causa. Segundo ele, hoje a comunidade não tem mais a união.

“Não é que desuniu por completo, houve uma evolução socioeconômica e cultura em cada núcleo familiar. Muita gente também mudou daqui, em torno de 30% dos primeiros moradores. Aí esses que chegaram, pegaram tudo pronto e nem se preocupam mais”, resume.

O bairro de gente guerreira e que viu nos arredores da própria casa o avanço bater à porta. A comemoração de 22 anos acontece no domingo, dia 29, a partir das 8h da manhã, na Praça Pedro Nolasco Rojas, no setor 6. Na programação, além do sorteio de prêmios e música, torneio de futebol mirim, adulto e veterano, e distribuição de 220 pipas.

Eventos de Natal, inauguração de igreja e obras interditam 9 ruas na Capital
A Agetran (Agência Municial de Transporte e Trânsito) informa que pelo menos 9 ruas terão o tráfego impedido neste domingo (17) em Campo Grande. O fe...
Bandidos armados com faca usam carro prata para assaltar vítimas
Dois homens armados com faca em um carro prata - com placas HTI-8594 - assaltaram ao menos duas vítimas, na madrugada deste domingo (17), no Bairro C...
Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...


parabens, bairro Aero Rancho pelos seus 22 anos.
 
alexssin lima oliveira em 30/03/2013 17:59:32
e os setores do aero rancho ta muito bom, mais o jardim aero rancho nao da mais pra ficar do jeito que esta ruas intransitaveis, moro na rua ponta das pedras o iptu da minha casa e 670 reais e quando chove e dificil a rua vira um rio, ta na hora de trazer infraestruturas para este local essa rua mesmo moro la ha 5 anos e nunca passou nem uma patrola para arrumar a rua
 
eder luiz em 29/05/2011 11:15:22
Parabéns não somente ao Aero Rancho, mas também para uma pessoa que muito contribui para a evolução do Aero Rancho, que foi a pessoa, o lider comunitário, ex vereador: ROBSON MARTINS...Devemos quase todas as melhorias a esse grande homem, que se uniu a população, que fez movimentos, que liderou sempre, contribuindo para o melhor desenvolvimento do grande Aero Rancho....tenho um orgulho muito grande, por ser uma das primeiras moradoras do meu setor e de ter como amigo a pessoa de ROBSON, um cara batalhador e vencedor de grandes lutas...Parabéns Aero Rancho... e obrigado ROBSON por tudo o que fez por nós moradores...
 
mara martins em 28/05/2011 12:24:32
e quem diria que aqui parecia um BREJO há 20 anos? ....Parabéns Aero Rancho por tudo que conquistamos... asfalto, rede de esgoto, temos terminal de onibus, um hospital, o parque ayrton senna, um posto de saúde, o 10º Batalhão da PM, um prático do governo, diversas empresas, supermercados. e temos um novo 'shopping' a menos de 5 km de casa.


parabéns a todos nós que temos pés vermelhos, ! rsrsrs
 
FAbio rodruiguez em 28/05/2011 11:36:43
A foto da matéria está bem na divisa onde o Aero Rancho mostra dois lados diferentes, do lado direito está o conj. habitacional Aero Rancho, do lado esquerto está o bairro Aero Rancho, existente bem antes do conj. e que precisa ser olhado com carinho pelas autoridades, pois só agora com o programa Minha casa, minha vida é que éstá mudando de cara, mas deixando a desejar em infraestrutura, não temos asfalto, creche, escola, segurança, estamos abandonados.
Parabéns ao conj. Aero Rancho e que nos próximos anos possamos juntos, comemorar.
 
Marisa Aluchna em 28/05/2011 10:01:38
Ajudei a construir casas nesse bairro lindo e maravilhoso, hoje sou morador e falo sem medo de errar é o melhor lugar de Campo Grande para se morar, parabéns aero rancho.
 
DANIEL PEREIRA BARRETO em 28/05/2011 09:42:47
Parabens comunidade do aero rancho. Só falta nossas autoridade dar mais ATENÇÂO!!!!!!!!!!! por bairro afinal são eles quem pagam a maior parte dos impostos.
 
luis carlos em 28/05/2011 08:50:34
o conjunto Aero Rancho sim completa 22 anos mas o bairo Aero Rancho ja é bem mais velho pois morei lá no ano de 19980 e na onde hoje é o conjuto aero rancho eu costumava catar guavira, nesse tempo sim as coisas era dificil não tinha onibus tinhamos que usar o onibus do lageado que só passava por la tres vezes ao dia para sair do bairro só pela ponte que tinha perto da coopavila ou pelos trilheiros que passavão perto do recem conjuto parati que tambem esta sendo contruido, NAQUELE TEMPOS AS COISAS ERA DIFICIL.....
 
Domingos Martins em 28/05/2011 06:41:21
o conjunto aero rancho pode estar esta maravilha, mas o jardim aero rancho meu povo eu tenho vergnha de dizer que moro aqui ,muito lixo, encascalhamento vi quando mudei para cá 15 anos atras, uma poeira que quem não tem problema respiratorio passou a ter,voces pode ficar atendo de outros bairro, no mes de agosto esta regiao fica constatemente vermelho para ca , quem assiste o povo na tv e o balanço geral ve as reportagem daqui.
 
maura maria em 28/05/2011 02:23:32
minha casa nova eh no aero rancho.. fico feliz de saber que vou estar rodeado de gente bacana e num bairro com estrutura ... valew o investimento!!
 
Willian Nogueira em 28/05/2011 01:33:32
quero parabenizar o Campogrande news, não só pela materia do aniver do Aero Rancho, mas por destacar e entrevistar o ROBSON LEIRIA MARTINS que é um dos maiores lideres comunitarios desta cidade e sabe tudo sobre o Aero Rancho, sou moradora perto da casa do Robson ele lutou com seu povo desde a pinguela do pedagio até a quitação de das casas e nunca se mudou daqui hoje ele é Advogado do Aero Rancho. o Aero Rancho é lindo e vai ficar cada vez melhor. parabens para aa comunidade e a todos que nos ajudaram.
 
jonathas taisson em 27/05/2011 11:53:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions