ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Afonso Pena será fechada para esporte e lazer a partir de domingo

Iniciativa da prefeitura terá início no Dia dos Pais, com fechamento de meia pista das 7h às 13h.

Anahi Gurgel e Mayara Bueno | 07/08/2017 13:17
Criança aproveita a pista para gastar energia na bicicleta. Outro trecho da Avenida Afonso Pena será interditado para prática de atividades físicas. (Foto: Fernando Antunes)
Criança aproveita a pista para gastar energia na bicicleta. Outro trecho da Avenida Afonso Pena será interditado para prática de atividades físicas. (Foto: Fernando Antunes)

A partir do próximo domingo, 13 de agosto, Dia dos Pais, os campo-grandenses terão mais uma opção de espaço para lazer e prática de atividades físicas na Capital. O projeto “Domingo em Família na Afonso Pena” vai fechar, das 7h às 13h, meia pista do trecho entre a Rua Cacildo Arantes e a Avenida do Poeta.

O projeto foi lançado na manhã desta segunda-feira (07), pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), no paço municipal, dentro da programação do aniversário de 118 anos da cidade. 

"A iniciativa tem o objetivo de promover um dia de lazer junto às famílias, com várias atividades. Acredito que o campo-grandense vai acordar cedo neste Dia dos Pais e vai levar seus filhos para aproveitar a data", afirmou o prefeito. 

O Projeto de Lei 8.480/217, de autoria do vereador Otávio Trad (PTB), havia sido aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Campo Grande no dia 23 de maio.

A proposta é que a população tenha acesso a local público, seguro e gratuito para praticar esportes e passear com a família, visando melhora da qualidade de vida, embora a Capital tenha parques como Airton Sena, Belmar Fidalgo, Elias Gadia, Soter, entre outros.  

Com a nova lei, o campo-grandense poderá desfrutar de mais um trecho da Avenida Afonso Pena, que já era fechada aos finais de semana e feriados, no Parque dos Poderes, desde 2016. O projeto "Amigos do Parque, do Governo do Estado, deixa uma pista fechada na região para a prática de esportes e lazer. São 4,1 km reservados para ciclistas e pedestres.

“O que nós queremos o proporcionar às famílias campo-grandenses mais uma opção de local para a prática de esporte e atividades físicas, porque sabemos da importância disso para qualidade de vida e saúde da população. A Afonso pena é um local especial para todos da cidade e possui espaço e estrutura para ser utilizada por todos”, frisou o vereador Otávio Trad.

“Desde o início, a iniciativa foi aprovada por todos que praticam atividades físicas. É uma junção do amor pela avenida com a prática de esporte”, disse o vereador, mencionando o sucesso de projetos semelhantes em São Paulo e Rio de Janeiro.

Qualidade de vida - Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio da mais recente PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), realizada em 2014, 46% dos brasileiros não praticam esporte nem qualquer outra atividade física.

O percentual de pessoas que praticam exercícios durante momentos de lazer diminui conforme faixa etária. De 18 a 24 anos, a proporção é de 35,3%, entre 25 e 39 anos a taxa é de 25,5%, entre 40 e 59 anos é de 18,3% e acima dos 60 anos apenas 13,6%.

Nos siga no Google Notícias