ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Agepen apura se houve falha em caso de preso morto e marcado com “CV”

Autor confesso de crime disse em depoimento que, se não for transferido para Dourados, vai “matar mais pessoas”

Aline dos Santos | 26/12/2019 12:06
Preso foi assassinado ontem, dia do Natal, no Instituto Penal de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Preso foi assassinado ontem, dia do Natal, no Instituto Penal de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) apura as circunstâncias do assassinato do preso Julian Kenedi Vilhalva da Silva, 31 anos, no Instituto Penal de Campo Grande.

A família aponta que ele, que cumpria pena por tráfico de drogas, foi colocado no isolamento com um desafeto e reclama de omissão dos agentes penitenciários. O corpo da vítima também tinha a inscrição “CV era CV”, em alusão à facção criminosa Comando Vermelho, e na cela foi escrito “1533 NÃO PASSA NADA”.

Os números são relativos às 15ª e à 3ª letra do alfabeto, que juntas formam PCC (Primeiro Comando da Capital). As frases, apesar da versão oficial de brigas por outros motivos, também levantam suspeita de mais uma morte por disputa de facção criminosa.

“Estamos investigando, por meio do serviço de inteligência e da corregedoria, o que é realmente, não posso garantir ainda”, afirma o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves. De acordo com ele, o sistema penitenciário toma muito cuidado para não misturar presos de facções rivais. Pelo Brasil, a divisão do mesmo espaço já resultou em carnificina.

“Não teve falha se a vítima não revela que é de facção. A gente procura não misturar para não acontecer situação de agressão. Mas nem sempre revelam que são faccionados”, diz o diretor da Agepen. O Instituto Penal, em geral, tem internos da facção criminosa CV e os sem facção. 

A autoria do crime foi assumida por Otávio Gomes da Cruz Pereira, 29 anos. No Boletim de Ocorrência, o preso disse que matou Julian por conta de uma briga anterior, quando apanhou e teve o cabelo cortado. A agressão teria partido de Julian, que seria um ex integrante do PCC, e outros dois presos. Ainda conforme o registro na Depac Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), o corpo tinha a inscrição CV. 

Um agente penitenciário disse que ontem, dia do Natal, por volta das 13h, foi ao pavilhão 2 para abrir as celas e levar os internos para banho de sol. Mas ouviu gritos, vindos da cela disciplinar, de que havia um preso “pendurado”.

À polícia, Otávio disse que cumpre pena por roubo e furto, mas não é faccionado. Ele confirmou os golpes na vítima, disse que deu dois banhos no corpo para retirar impressões digitais e o pendurou na grade da cela.

O autor ainda disse que se não for transferido para Dourados, vai “matar mais pessoas” porque o CV ameaça as famílias. A PED (Penitenciária Estadual de Dourados) é um dos redutos do PCC, assim como o presídio Jair Ferreira de Carvalho, a máxima de Campo Grande. Conforme apurado pela reportagem, Julian foi expulso do PCC e transferido para o Instituto Penal. 

Na manhã desta quinta-feira, a prisão em flagrante pelo homicídio foi convertida em preventiva pelo juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, durante audiência de custódia.

Nos siga no Google Notícias