ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Ainda sem vale, funcionários da Solurb estendem paralisação até o fim da tarde

Ricardo Campos Jr. | 03/09/2015 14:10
Funcionários da Solurb cruzaram os braços pela manhã (Foto: Direto das Ruas)
Funcionários da Solurb cruzaram os braços pela manhã (Foto: Direto das Ruas)

A Solurb, concessionária da coleta de lixo em Campo Grande, pediu mais prazo aos funcionários para depositar o dinheiro do vale-refeição que está atrasado desde o dia 1º de setembro. Com isso, a categoria decidiu estender até as 18h a paralisação iniciada nesta quinta-feira (3).

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação, a empresa inicialmente havia prometido repassar a quantia até o meio-dia, mas depois voltou atrás e disse que só conseguiria fazê-lo às 15h. “A coleta do dia já afundou. Agora é esperar até o início do turno da noite. Se estiver na conta, o pessoal sai para o trabalho”, disse o presidente da entidade, Wilson Gomes da Costa.

Cerca de 350 coletores suspenderam as atividades. A região mais atingida pela paralisação fica na saída para Sidrolândia, que inclui os bairros mais populosos, como Aero Rancho e Coophavila 2.

O presidente do sindicato explica que o vale soma R$ 373 aos salários. Hoje pela manhã os funcionários cruzaram os braços e aguardam dentro do pátio da Solurb, na Avenida Marechal Deodoro, na saída para Sidrolândia.

A suspensão da coleta do lixo também marcou a primeira fase de Alcides Bernal (PP) na prefeitura. O serviço chegou a ser suspenso pela Solurb, que cobrou o pagamento das parcelas atrasadas.

O contrato com a empresa está sob investigação do Ministério Público Estadual. Um dos alvos da Operação Coffeee Break, do Gaeco, o empresário João Amorim, da Proteco, foi flagrado em conversas telefônicos pedindo para o então presidente da Câmara Municipal, Mario Cesar Oliveira (PMDB), interceder pela Solurb junto a Bernal. O genro de Amorim, Luciano Dolzan é sócio da empresa, por meio da LD Construções. A Solurb é formada pela LD e Financial.

Em nota, a esclarece que os salários dos funcionários estão sendo pagos devidamente em dia e somente os tíquetes de alimentação, referente ao mês de setembro, que seriam pagos no primeiro dia útil do mês, ainda não foram quitados.

A empresa aponta que 50% do quadro de funcionários, o que corresponde a 500 trabalhadores, paralisaram os trabalhos pela manhã, como forma de manifestação pelo atraso. Para que os serviços sejam retomados em sua totalidade, a empresa ressalta que irá fazer o pagamento do benefício até as 15h de hoje.

Nos siga no Google Notícias