ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Alagamento cancela atividades de ONG para 180 crianças

Nícholas Vasconcelos e Viviane Oliveira | 18/02/2013 17:08
Alagamento fez atividades da ONG serem suspensas nesta segunda-feira. (Foto: João Garrigó)
Alagamento fez atividades da ONG serem suspensas nesta segunda-feira. (Foto: João Garrigó)
Vegetação é uma das causas do transbordamento do córrego Bálsamo (Foto: João Garrigó)
Vegetação é uma das causas do transbordamento do córrego Bálsamo (Foto: João Garrigó)

A chuva desta segunda-feira (18) fez o córrego Bálsamo transbordar e alagar o terreno onde fica a ONG (Organização Não Governamental) Cica - Centro de Integração da Criança e Adolescente - no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande. A situação já foi mostrada no Campo Grande News e hoje provocou o cancelamento das atividades da tarde para 180 crianças carentes de bairros da região.

Para o coordenador da instituição, o assistente social Mário de Freitas, o problema é que uma manilha instalada para dar vazão ao córrego não suporta o volume de água. O Bálsamo não segue o leito normal, transborda e invade o prédio da ONG, que pertence a Prefeitura de Campo Grande.

“O medo é chover e invadir todas as dependências, além da dengue”, explica. Depois que a chuva passa, a água fica parada por até uma semana e serve de criadouro para o Aedes aegypti.

Um pouco mais acima da ONG ficam as obras de urbanização do córrego Bálsamo e outra preocupação dos moradores é que água ganhe força e piore a situação dos alagamentos.

O coordenador acredita que o problema poderia ser solucionado com a colocação de uma segunda manilha e também com a manutenção da vegetação, que tomou conta do leito do curso de água.

No início deste ano, solicitaram junto a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) uma limpeza e solução do problema.

Além da organização, o transbordamento afeta os moradores da rua Nair Alves de Souza, que ficam impedidos de transitar.

A dona de casa Gracy Kelly Ramos, 22 anos, mora há seis anos na região e sofre com a situação dos alagamentos. “Aqui fica intransitável quando chove. Eu não posso passar de bicicleta, tenho que descer e empurrar”, revelou.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber da situação do Bálsamo, mas até o momento não obteve resposta.

Nos siga no Google Notícias